Na manhã de 22 de agosto de 2025, foi celebrada a Missa em memória da Bem-aventurada Virgem Maria Rainha, presidida por dom Mário Marquez, OFMCap, bispo de Joaçaba. A celebração abriu oficialmente os trabalhos do terceiro dia da 57ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Rio do Oeste (SC), na Diocese de Rio do Sul.
Participam bispos e arcebispos, coordenadores de pastoral, ecônomos diocesanos, além de representantes de pastorais, movimentos, serviços e organismos de todo o estado.
Durante a homilia, dom Mário destacou o sentido da celebração de Maria como Rainha, ligada à sua assunção ao céu. Ele lembrou que a tradição popular de coroar imagens de Nossa Senhora expressa a devoção do povo e que Maria é apresentada na arte cristã como aquela coroada com doze estrelas, sinal de esperança e missão.
Ao concluir, dom Mário afirmou: “Maria é rainha porque seguiu o exemplo de Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir. Sua beleza está no discipulado e na missão, vivida com humildade e paciência. Estamos no Ano Jubilar e, nesse contexto, Maria nos inspira a viver nossa missão com amor e dedicação em nossas dioceses e comunidades”.
Matéria: Jaison Alves da Silva | Fotos: João Vitório Martins | Ascom da 57ª ARP CNBB Sul 4