Na noite de 18 de julho, o Observatório da Ecologia Integral realizou um cine-debate como parte da programação da Pré-COP Sul, que acontece entre os dias 17 e 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC). A atividade teve como foco a crise climática e contou com a exibição do curta-metragem Quando a Terra Chora.
Após a exibição, foi promovida uma roda de diálogos mediada por Paulo Felipe Teixeira Almeida e Denisson Beretta Gargione, ambos do Observatório da Ecologia Integral. O momento reuniu participantes para partilhas, escutas e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas, contribuindo para a construção de entendimentos coletivos sobre o tema.
O curta-metragem, dirigido por Denisson Beretta Gargione, apresenta relatos sobre as inundações que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024. A produção reúne depoimentos de pessoas afetadas, lideranças comunitárias e especialistas, destacando aspectos sociais e ambientais da tragédia.
A obra foi realizada pela Universidade do Sentido, Pastoral Unilasalle, PPG Memória Social e Bens Culturais da Unilasalle e Companhia KHAOS Cênica. Conta com apoio da Universidade Católica de La Plata, da Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre e da Universidade La Salle.
O cine-debate integra a proposta da Pré-COP Sul de promover espaços de escuta e articulação entre lideranças da Igreja e movimentos sociais em preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA).
Confira o vídeo na integra:
Com informações de Paulo Felipe Teixeira Almeida | Foto: João Victor Quartiero | ASCOM da Pré-COP30 Sul


