No dia 1º de julho de 2025, em audiência privada realizada às 8h30 (horário de Roma), Dom Odelir José Magri, MCCJ, arcebispo de Chapecó (SC) e presidente da CNBB Regional Sul 4, e Padre Antonio Madeira, secretário executivo do Regional, entregaram ao Papa Leão XIV uma edição em formato de livro do Projeto Padres para Igreja em Santa Catarina.
A entrega do material representa o encaminhamento do trabalho realizado no Regional Sul 4 da CNBB em torno da promoção vocacional no Estado de Santa Catarina, no contexto do Ano Jubilar de 2025, com o tema Peregrinos da Esperança.
O projeto
O Projeto Padres para Igreja em Santa Catarina foi elaborado a partir de escuta, estudo e colaboração de diversas pessoas ligadas às Arqui/dioceses do Regional Sul 4. Seu objetivo é promover a cultura vocacional com ações voltadas à oração, ao acompanhamento, à formação, à comunicação e à corresponsabilidade.
O texto-base do projeto apresenta conteúdos sobre a vocação, a realidade dos presbitérios nas Arqui/dioceses do Regional, dados sobre formação e ordenações, além da proposta de cinco pilares: oração, chamado, formação, divulgação e corresponsabilidade. Cada segmento da Igreja – episcopado, presbíteros, seminaristas, religiosos, leigos, famílias, catequistas, juventude, comunicação e outros agentes pastorais – é convidado a participar do processo de promoção vocacional.
Segundo Dom Odelir Magri, trata-se de uma proposta que se insere no contexto atual da Igreja no Brasil, com a finalidade de contribuir para o despertar e o acompanhamento de vocações ao ministério ordenado.
A identidade visual do projeto utiliza o símbolo da Estrela de Belém, associando o chamado à imagem da luz que orienta, conforme referências bíblicas.
Relação com a Igreja universal
Ao entregar o livro ao Papa Leão XIV, Dom Odelir apresentou o projeto como iniciativa do Regional Sul 4, vinculada à proposta da Igreja de promover a reflexão vocacional e o chamado ao ministério presbiteral. O gesto expressa a disposição do Regional em dialogar com a missão evangelizadora em nível global.
Equipe que compõe o Grupo de Trabalho do Projeto
- Pe. Alexandre Amorim (Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis – Coordenador do Projeto Padres para Igreja em Santa Catarina)
- Alisson Garcia Elias (Seminarista da Arquidiocese de Florianópolis)
- Pe. Antônio Marcos Machado Madeira (Presbítero da Diocese de Criciúma – Secretário Executivo do Regional Sul 4 da CNBB)
- Pe. César Dalpra (Presbítero da Diocese de Rio do Sul – Coordenador Regional do Serviço de Animação Vocacional (SAV))
- Pe. Clovis Martins (Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis)
- Pe. Gustavo Borges (Presbítero da Diocese de Lages)
- Pe. Jean Marcos Felisberto (Presbítero da Diocese de Tubarão)
- Srta. Jonara Machado de Oliveira (Leiga da Arquidiocese de Florianópolis – Designer e artista visual)
- Pe. Rafael Aléx Lima da Silva (Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis – Diretor da Faculdade Católica de Santa Catarina)
- Ir. Rosileia Aparecida Maia (Religiosa da Arquidiocese de Florianópolis – Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Sul 4)
- Sra. Tânia Regina de Souza Antunes (Leiga da diocese de Criciúma – Membro do Grupo de Reflexão Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB e Coordenadora do Programa de Extensão Comunitária FACASC)
O projeto segue em andamento, com a participação das Arqui/dioceses catarinenses.
Acompanhe as ações pelo Instagram:
📱 @projetopadresparaigrejasc
📱 @cnbbsul4
Matéria: Jaison Alves da Silva | Foto: Vatican Media