A Comissão Regional de Liturgia do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), realizou entre os dias 26 e 29 de maio a 2ª Jornada Litúrgica. Com o tema “Liturgia e Palavra de Deus”, o evento foi transmitido pelos canais de comunicação da CNBB Sul 4 e das arquidioceses e dioceses de Santa Catarina.
A programação fez referência à publicação da Constituição Dogmática Dei Verbum (1965), do Concílio Vaticano II, e da Exortação Apostólica Verbum Domini (2010), do Papa Bento XVI. Os encontros trataram da relação entre a Palavra de Deus e a liturgia na vida e missão da Igreja.
No primeiro dia, 26 de maio, Frei Guilherme Pereira Anselmo, SIA, apresentou o tema “Espiritualidade e Palavra de Deus”. A exposição abordou a espiritualidade cristã como experiência fundamentada na escuta da Palavra de Deus, com referência aos documentos Dei Verbum e Verbum Domini, e ao texto bíblico de Dt 6,4-9. O expositor mencionou a escuta da Palavra como elemento para o crescimento na fé e na vivência eclesial.
Confira o primeiro dia na íntegra:
No segundo dia, 27 de maio, Frei Luís Felipe C. Marques, OFMConv, assessor da Comissão Nacional de Liturgia, tratou da recepção da Palavra de Deus na liturgia após o Concílio Vaticano II. A exposição teve como base a Constituição Sacrosanctum Concilium (n. 7), que afirma a presença de Cristo na proclamação das Escrituras. O expositor destacou o aumento da quantidade de textos bíblicos nas celebrações litúrgicas e ressaltou a dimensão atual da Palavra, que deve ser proclamada e vivida.
Confira o segundo dia na íntegra:
Em 28 de maio, o terceiro dia da jornada foi conduzido pelo padre Gilson Meurer, que apresentou um panorama da Constituição Dogmática Dei Verbum. O expositor abordou os antecedentes do documento, os debates ocorridos durante o Concílio Vaticano II e os principais temas relativos à Revelação Divina e à Sagrada Escritura.
Confira o terceiro dia na íntegra:
No quarto e último dia, 29 de maio, a professora Patrícia Zaganin Camilo Rosa apresentou a Exortação Apostólica Verbum Domini. A exposição foi dividida em três partes: a Palavra como comunicação de Deus, a Palavra na vida da Igreja e a Palavra em missão no mundo. A apresentação tratou da origem do documento, vinculado ao Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, e da articulação com documentos anteriores do magistério.
Confira o quarto dia na íntegra:
A Comissão Regional de Liturgia agradece a participação e informa que está recebendo sugestões para a 3ª Jornada Litúrgica, programada para 2026.
Com informação de Pe. João Humberto Luciani - Coordenador Regional da Liturgia | Foto: Jaison Alves da Silva
								
								
													

