Os bispos do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgaram uma Nota de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido neste dia 21 de abril de 2025. Em comunhão com toda a Igreja, os bispos manifestam seu sentimento diante da partida do Santo Padre e recordam sua trajetória de serviço à Igreja e à humanidade, marcada pela promoção da esperança, da fraternidade e do cuidado com os mais pobres e com a criação.

Em sinal de unidade e oração, o Regional Sul 4 convida todas as comunidades a fazerem soar os sinos de suas igrejas ao meio-dia desta segunda-feira, como expressão de solidariedade e comunhão com a Páscoa do Santo Padre. Na nota, os bispos reafirmam a esperança cristã na ressurreição e pedem que a entrega de Francisco inspire a continuidade da missão evangelizadora com alegria e esperança.

Confira a nota na integra:

Nota de Pesar pelo Falecimento do Santo Padre, o Papa Francisco

“Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).

Os bispos do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em profunda comunhão com toda a Igreja, expressam seu pesar pelo falecimento do Papa Francisco, pastor humilde e profeta da esperança que marcou a história da Igreja com a Alegria do Evangelho vivido e proclamado com autenticidade.

Homem de profunda fé, Francisco foi sinal de misericórdia, justiça e paz. Seu pontificado foi um chamado constante à conversão pastoral, à fraternidade universal e ao cuidado com os pobres e com a criação, legado que permanecerá vivo nos corações dos fiéis e nos caminhos da Igreja que peregrina neste mundo.

Unidos em oração e gratidão, convidamos todas as comunidades do Regional Sul 4 a fazerem soar os sinos de suas igrejas ao meio-dia desta segunda-feira 21/04/2025, como sinal de comunhão e solidariedade com a Páscoa do Santo Padre.
Que sua entrega total a Cristo inspire-nos a viver com alegria e esperança a missão que nos foi confiada.

Pedimos ao Senhor da vida que o acolha na plenitude do seu amor, e à Virgem Maria, Mãe da Igreja, que o conduza ao encontro eterno com o Ressuscitado.

São José, 21 de abril de 2025.

Em Cristo Ressuscitado,

Dom Odelir José Magri, MCCJ
Arcebispo Metropolitano de Chapecó
Presidente do Regional Sul 4 da CNBB

Dom Cleocir Bonetti
Bispo da Diocese de Caçador
Vice-Presidente do Regional Sul 4 da CNBB

Dom Onécimo Alberton
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis
Secretário do Regional Sul 4 da CNBB