A Presidência do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de saudação a dom frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, por ocasião de sua ordenação episcopal, realizada no dia 1º de fevereiro de 2025, em Rodeio (SC). O novo bispo, que agora assume a missão como auxiliar da arquidiocese de Manaus, recebeu palavras de acolhida e incentivo de todo o episcopado catarinense, que manifesta sua comunhão e oração por seu ministério.

Na mensagem, assinada por dom Odelir José Magri, MCCJ, dom Cleocir Bonetti e dom Onécimo Alberton, os bispos destacam a trajetória missionária de dom Samuel e seu compromisso com os mais pobres e com as periferias geográficas e existenciais. Inspirado pelo carisma franciscano, o novo bispo inicia sua caminhada na Amazônia, levando consigo a espiritualidade de São Francisco e o desejo de servir com proximidade, escuta e sinodalidade, conforme os desafios da Igreja em saída e o espírito do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”.

Confira a mensagem na integra:

 

Mensagem da Presidência da CNBB – Regional Sul 4
Por ocasião da Ordenação Episcopal de Dom Frei Samuel Ferreira de Lima, OFM

“O que vos peço é que vos empenheis,
de alma e coração, em fazer a vontade de Deus” (Ef 6,6).

Com alegria e esperança, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 4 saúda fraternalmente Dom Frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, por ocasião de sua Ordenação Episcopal e nomeação para a missão como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
A Igreja que peregrina em Santa Catarina, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, une-se em oração e ação de graças pelo dom de seu ministério episcopal. Seu lema – “Cumprir, com toda a alma, a vontade de Deus” (Ef 6,6) – expressa a entrega generosa que sempre marcou sua caminhada missionária, especialmente junto aos mais pobres e nas periferias geográficas e existenciais.
Sua experiência missionária, construída no carisma franciscano, encontra no coração da Amazônia um novo campo de evangelização e serviço. Como discípulo de São Francisco, sua presença junto ao povo de Deus em Manaus será um testemunho vivo de fraternidade, cuidado com a Casa Comum e compromisso com os mais vulneráveis, em sintonia com os desafios da Igreja em saída e com o espírito do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”.
Em nome do episcopado Catarinense, desejamos que a sua missão episcopal, marcada pelo espírito da Igreja Sinodal, seja um caminho de escuta, diálogo, proximidade e acompanhamento, ajudando o povo de Deus a viver a comunhão, a participação e a missão. O Papa Francisco nos recorda que a missão do bispo é caminhar com o povo, às vezes à frente, às vezes no meio e, em muitos momentos, atrás, sustentando e incentivando aqueles que mais precisam.
Confiamos seu ministério sob os cuidados da Mãe da Igreja e de São Francisco de Assis. Que o Espírito Santo o fortaleça e o ilumine sempre no serviço ao Reino de Deus.

Fraternalmente, como Peregrinos de Esperança!

São José (SC), 01 de fevereiro de 2025.

 

DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, MCCJ
Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó e Presidente da CNBB Sul 4

DOM CLEOCIR BONETTI
Bispo da Diocese de Caçador e Vice-presidente da CNBB Sul 4

DOM ONÉCIMO ALBERTON
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis e Secretário da CNBB Sul 4

 

Acesse o arquivo

Foto: Ascom | Diocese de Rio do Sul