A Presidência do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de saudação a dom frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, por ocasião de sua ordenação episcopal, realizada no dia 1º de fevereiro de 2025, em Rodeio (SC). O novo bispo, que agora assume a missão como auxiliar da arquidiocese de Manaus, recebeu palavras de acolhida e incentivo de todo o episcopado catarinense, que manifesta sua comunhão e oração por seu ministério.
Na mensagem, assinada por dom Odelir José Magri, MCCJ, dom Cleocir Bonetti e dom Onécimo Alberton, os bispos destacam a trajetória missionária de dom Samuel e seu compromisso com os mais pobres e com as periferias geográficas e existenciais. Inspirado pelo carisma franciscano, o novo bispo inicia sua caminhada na Amazônia, levando consigo a espiritualidade de São Francisco e o desejo de servir com proximidade, escuta e sinodalidade, conforme os desafios da Igreja em saída e o espírito do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”.
Confira a mensagem na integra:
Mensagem da Presidência da CNBB – Regional Sul 4
Por ocasião da Ordenação Episcopal de Dom Frei Samuel Ferreira de Lima, OFM“O que vos peço é que vos empenheis,
de alma e coração, em fazer a vontade de Deus” (Ef 6,6).Com alegria e esperança, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 4 saúda fraternalmente Dom Frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, por ocasião de sua Ordenação Episcopal e nomeação para a missão como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
A Igreja que peregrina em Santa Catarina, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, une-se em oração e ação de graças pelo dom de seu ministério episcopal. Seu lema – “Cumprir, com toda a alma, a vontade de Deus” (Ef 6,6) – expressa a entrega generosa que sempre marcou sua caminhada missionária, especialmente junto aos mais pobres e nas periferias geográficas e existenciais.
Sua experiência missionária, construída no carisma franciscano, encontra no coração da Amazônia um novo campo de evangelização e serviço. Como discípulo de São Francisco, sua presença junto ao povo de Deus em Manaus será um testemunho vivo de fraternidade, cuidado com a Casa Comum e compromisso com os mais vulneráveis, em sintonia com os desafios da Igreja em saída e com o espírito do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”.
Em nome do episcopado Catarinense, desejamos que a sua missão episcopal, marcada pelo espírito da Igreja Sinodal, seja um caminho de escuta, diálogo, proximidade e acompanhamento, ajudando o povo de Deus a viver a comunhão, a participação e a missão. O Papa Francisco nos recorda que a missão do bispo é caminhar com o povo, às vezes à frente, às vezes no meio e, em muitos momentos, atrás, sustentando e incentivando aqueles que mais precisam.
Confiamos seu ministério sob os cuidados da Mãe da Igreja e de São Francisco de Assis. Que o Espírito Santo o fortaleça e o ilumine sempre no serviço ao Reino de Deus.Fraternalmente, como Peregrinos de Esperança!
São José (SC), 01 de fevereiro de 2025.
DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, MCCJ
Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó e Presidente da CNBB Sul 4DOM CLEOCIR BONETTI
Bispo da Diocese de Caçador e Vice-presidente da CNBB Sul 4DOM ONÉCIMO ALBERTON
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis e Secretário da CNBB Sul 4
Foto: Ascom | Diocese de Rio do Sul