Entre os dias 18 e 20 de outubro, no Centro de Formação Católica, em Lages (SC), aconteceu a segunda etapa da 2ª Escola de Fé e Cidadania Dom José Gomes. O evento, organizado pelo Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, teve como tema central “Teorias da Comunicação e Educomunicação”.

Franklin Machado e Osnilda Lima

A formação contou com a assessoria de Franklin Machado, jornalista, comunicador popular e filósofo, e Osnilda Lima, jornalista e especialista em Dimensão Social da Fé, que conduziram os debates sobre a importância da Educomunicação, uma abordagem que integra os campos da educação e da comunicação. O objetivo é capacitar agentes de pastoral a se tornarem comunicadores críticos, capazes de entender, analisar e produzir conteúdo de forma consciente e responsável.

Os princípios discutidos no encontro estão alinhados com reflexões baseadas no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, que enfatiza o papel do Evangelho na transformação social.

“Transformar a realidade social com a força do Evangelho, testemunhada por mulheres e homens fiéis a Jesus Cristo, sempre foi um desafio e, no início do terceiro milênio da era cristã, ainda o é. O anúncio de Jesus Cristo, ‘boa nova’ de salvação, de amor, de justiça e de paz, não é facilmente acolhido no mundo de hoje, ainda devastado por guerras, miséria e injustiças; justamente por isso, o homem do nosso tempo mais do que nunca necessita do Evangelho: da fé que salva, da esperança que ilumina, da caridade que ama.” (DSI, p. 12).

A formação também trouxe a visão de Paulo Freire, que defendia a educação como um diálogo entre sujeitos, e Mário Kaplún, que via a comunicação e a educação como campos de conhecimento crítico e criativo para a cidadania.

“A educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados” (Paulo Freire).

“Comunicação e educação: campo de diálogo, espaço para o conhecimento crítico e criativo, para a cidadania e a solidariedade” (Mário Kaplún).

O encontro também reforçou a importância de uma comunicação que promova valores humanos e cidadania. Como tarefa para a terceira etapa da Escola, os participantes foram convidados a realizar uma intervenção educomunicativa em seu espaço de ação. Essa intervenção deve se basear nos conteúdos estudados e se inspirar no Compêndio da Doutrina Social da Igreja (números 451 a 471) e na Campanha da Fraternidade 2025, que tratará da Ecologia Integral, seguindo o método: Ver, Julgar, Iluminar, Agir, Rever e Celebrar no Caminho.

Foto e Matéria: Jaison Alves da Silva | ASCOM CNBB Sul 4