No dia 24 de agosto de 2024, às 15h, dom Adalberto Donadelli Junior tomou posse como o 5º bispo da diocese de Rio do Sul (SC), a cerimônia foi realizada na Catedral São João Batista. Em sua homilia de posse, dom Adalberto expressou saudações e reconhecimentos aos bispos, clero, leigos e familiares presentes.
Em suas saudações, dom Adalberto, destaca a presença de dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, arcebispo metropolitano de Florianópolis; dom Odelir José Magri, MCCJ, bispo da diocese de Chapecó (SC) e presidente do Regional Sul 4 da CNBB; dom Agostinho Petry, bispo emérito de Rio do Sul; e dom Onécimo Alberton, seu antecessor e atual bispo auxiliar de Florianópolis. Ele também demonstrou gratidão ao frei João Miguel, administrador diocesano durante o período de sede vacante, por seu trabalho ao longo dos últimos nove meses.
Em seu discurso, dom Adalberto refletiu sobre a natureza da missão episcopal, comparando-a ao amor esponsal de Cristo pela Igreja. Ele enfatizou que o bispo deve amar sua diocese com a mesma intensidade com que Cristo ama a Igreja, ressaltando a importância do amor como elemento central da vida cristã e da missão pastoral.
Dom Adalberto também fez alusão sobre o chamado de cada cristão a seguir Jesus e viver o mistério da morte e ressurreição, abandonando o egoísmo e abraçando a missão de salvar vidas para Deus. Ele destacou a importância da sinodalidade, mencionando o Papa Francisco e seu chamado para que a Igreja se torne uma “Igreja toda sinodal-missionária”, sempre em movimento em direção à humanidade para promover o encontro com Deus.
A homilia também incluiu agradecimentos emocionados à sua família, especialmente à sua mãe, Elza, e ao seu falecido pai, Adalberto. Dom Adalberto compartilhou quando recebeu o convite para ser bispo de Rio do Sul, destacando a influência espiritual de seu pai na aceitação dessa missão.
Finalizando sua homilia, dom Adalberto confiou seu ministério episcopal à intercessão de Maria, Nossa Senhora Auxiliadora, pedindo sua proteção e auxílio em todos os momentos de sua jornada como bispo de Rio do Sul.
Confira a integra da homilia em anexo.
Materia e foto: Jaison Alves da Silva | CNBB Sul 4


