Na manhã do último sábado, 10 de agosto, monsenhor Adalberto Donadelli Júnior foi ordenado bispo para a diocese de Rio do Sul, em Santa Catarina. A cerimônia aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Joinville (SC), reunindo fiéis e autoridades religiosas.

Com a nomeação e ordenação, dom Adalberto escolheu um brasão episcopal, que serve como símbolo pessoal e de seu ministério. Este brasão, composto por diversos elementos de significados específicos, representa tanto a vida espiritual do bispo quanto sua missão pastoral.

O brasão episcopal é uma importante representação visual do chamado e da responsabilidade do bispo, sendo utilizado em documentos oficiais, vestes litúrgicas, e frequentemente aparecendo em igrejas e catedrais associadas ao bispo. Cada bispo seleciona seu brasão com a ajuda de especialistas em heráldica, buscando refletir sua missão e valores.

Confira o significado do Brasão de dom Adalberto.

Brasão Episcopal

Reflete a centralidade de Cristo, a profundidade espiritual, a devoção a Jesus e Maria, a importância das Escrituras, a continuidade apostólica e a dedicação ao serviço episcopal.

Sol Central: representa Cristo, Luz do mundo, que se entregou na cruz. Simboliza a centralidade de Cristo na vida do bispo e seu amor luminoso que guia seu ministério;

Águia: referencia São João Apóstolo, simbolizando a profundidade do olhar espiritual e a visão ampla voltada ao ministério. Também representa brasão do Estado de Santa Catarina, onde está a diocese;

Corações de Jesus e Maria: o Sagrado Coração de Jesus simboliza o amor que orienta a vida do bispo, marcado pelo sacrifício e os desafios da humanidade. O Imaculado Coração de Maria representa a obediência à vontade de Deus e a proteção intercessora da Virgem Maria;

Sagrada Escritura: sustendando todos os elementos, representa a Palavra de Deus acolhida e vivida na missão do bispo. Os galhos de café simbolizam a origem do bispo no Estado do Paraná;

Cruz Processional com Ametistas: perpessa todo o brasão, simbolizando a fé e o serviço do bispo;

Chapéu e Franjas: símbolos da dignidade episcopal e do serviço à comunidade diocesana. Lembra Jesus Cristo, seus 12 apóstolos, a sucessão e a colegialidade dos Bispos com o Papa.

Lema do Bispo: o modo com o qual ele deseja servir a Cristo por meio do ministério que lhe é confiado: realizar na vida a Palavra de Deus com dedicação, zelo, obediência e alegria, permanecendo no amor e Naquele que nos amou até o fim.

Por Jaison Alves da Silva | Foto: Ascom / Joinville (SC)