BEM-VINDO, SETEMBRO!
MÊS DA PALAVRA DE DEUS (Bíblia)
MÊS DO CUIDADO COM A CRIAÇÃO
MÊS DA PRIMAVERA

Nossa Bíblia começa, no capítulo 1, demonstrando que a Palavra de Deus, diz e tudo acontece, é sempre viva e eficaz.

No Livro do Gênesis (Gn 1,2-27): 1º – “Deus disse: Faça-se a luz! E a luz se fez.” (Gn 1,3); 2º – “Deus disse: Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras” (Gn 1,6); …E assim, forma se seguindo todos os dias, até completar toda obra da criação, quando, no último dia, “Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança… Homem e mulher ele os criou” (Gn 1,26-27).

Seguindo a bíblia, vemos inúmeras vezes, em Moisés, nos Salmos e nos Profetas, algo como: “Assim fala o Senhor”, ou, “Palavra de Deus”, e aí segue o que Deus deseja comunicar. Tudo isso tem sua plenitude no início do Evangelho segundo João, que diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. …E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. …E a Palavra era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. … A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,1-18). Por isso é tão importante dedicar um mês inteiro à leitura, estudo e oração desta Palavra Viva e Eficaz de Deus.

Desde o ano de 1989, por iniciativa do Patriarca Ecumênico Dimitrios I, o 1º de setembro começou a ser celebrado, como dia de Oração pela Criação para os ortodoxos. Já o Papa Francisco, instituiu, em 2015, esse dia, como “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”. Para isso, chamou os cristãos e cristãs de todas as Igrejas Cristãs do mundo, não somente para o dia 1º de setembro, mas para a cada ano, ter um tempo maior, sempre de 1º de setembro até 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como “Tempo da Criação”. Para este ano, 2023, Francisco já anunciou que, no dia 4 de outubro, lançará uma segunda parte da Encíclica “Laudato Si”, lançada aos 18 de junho de 2018.

Assim somos chamados a, durante todo o mês de setembro, trabalhar com maior intensidade pelo direito à Vida da Mãe Terra, Criação de Deus. Se matarmos a “Mãe Terra”, nós também nos mataremos a nós mesmos. Matar a Terra, nossa Mãe, é um suicídio.

Para este ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco, para este Tempo da Criação é: “QUE JORREM A JUSTIÇA E A PAZ”. Este tema Ecumênico está inspirado nas palavras do profeta Amós que diz: “Quero apenas ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual regato que não seca.” (Am 5,24).

Francisco nos pede, ao final de uma longa mensagem que pode ser encontrada na internet: “Nesse Tempo da Criação, como seguidores de Cristo no caminho sinodal comum, vivamos, trabalhemos e rezemos para que “Nossa Casa Comum” seja novamente repleta de vida. Que o Espírito Santo continue a pairar sobre as águas e nos guie para renovar a face da terra”.

A Primavera, ainda já vai dando seus primeiros sinais, assim como a primeira luz no horizonte do amanhecer. As plantas começam a dar sinais de brotos novos, as sementes já começam a ser lançadas na mãe terra, os passarinhos já começam o trabalho de novos ninhos. Daqui mais 3 semanas, festejaremos, dentro do Tempo da Criação, com a exuberância do Dia da Primavera.

Que este mês seja muito cheio de VIDA e muito abençoado por Deus Criador, que, ao final de cada dia, olhava o que tinha criado e via que era bom. E ao final do sétimo dia viu que TUDO ERA MUITO BEM E ABENÇOOU TODA OBRA CRIADA.

Por Dom Guilherme Antonio Werlang, MSF | Foto: Jaison Alves da Silva