Secretários e secretárias executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos, de 10 a 14 de junho, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG) para o encontro anual, organizado pela Subsecretaria de Pastoral da CNBB. Esse ano a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o regional Leste 2 da CNBB, local sede da reunião.
“Os secretários executivos regionais tem uma missão muito importante na ação evangelizadora da nossa Igreja, um trabalho bonito e fundamental de articulação e organização das diversas atividades do regional, auxiliando assim a presidência do regional e mantendo uma bonita comunhão entre o nacional, o regional e suas diversas dioceses”, disse o padre Jânison de Sá, subsecretário pastoral da CNBB.
Padre Jânison de Sá salienta, ainda, que os 19 regionais da CNBB favorecem o trabalho, a comunhão, o diálogo, os encontros, com um desejo sempre maior de uma ação evangelizadora eficaz em todas as regiões e realidades.
“Os secretários executivos dão essa contribuição importante na colaboração aos bispos, particularmente à presidência de cada regional, motivando, articulando e acompanhando as diversas atividades existentes no regional e sempre em comunhão com a CNBB Nacional”, explicou.

Durante o encontro o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, esteve presente e em sua fala, dom Ricardo apontou para o fortalecimento do trabalho de evangelização realizado pela Conferência.
“Foi um momento muito fraterno de aprofundamento dos grandes temas que se referem à condução dos regionais e à unidade com a Presidência da CNBB. E queremos com isso dar passos significativos, principalmente no que se refere a adaptarmos os regionais aos novos estatuto e regimento da CNBB, para que assim a gente possa fortalecer ainda mais o trabalho da evangelização, o trabalho organizacional, o trabalho de unidade entre regionais e a sede da CNBB”, resumiu o bispo.
Dom Ricardo partilhou informações sobre processos que estão em curso na Igreja e que precisam da atenção dos secretários no contato com as dioceses de todo o país. Exemplos são o Sínodo e o Jubileu 2025, bem como as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
“As DGAEs passam pelos regionais e os secretários executivos devem ser os primeiros a estarem bem inteirados desse processo. Mas estamos nessa fase de aprofundar as diretrizes que já existem e darmos, então, os passos para que nesse quadriênio possamos apresentar as novas diretrizes, de acordo com as motivações que o próprio Conselho Permanente nos deu no último encontro”, disse dom Ricardo.
O encontro também é ocasião para estreitar os laços e favorecer o conhecimento entre secretários e secretárias dos regionais e membros do Secretariado Geral da CNBB, com o objetivo de “fortalecer ainda mais a unidade entre todos os regionais e melhorar, qualificar a evangelização do nosso país”, destacou dom Ricardo.
Para padre Antônio Madeira, secretário regional Sul 4, primeira vez participando do encontro, destaca que estar presente “é um momento oportuno de encontro, oração, reflexão, partilha, conhecimento da realidade do regional Leste 2, troca de experiências e escuta das orientações provenientes do secretário geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers”. Destaca que a proximidade e escuta, foi possível estreitar laços, partilhar os desafios e iluminá-los de modo coletivo e com isso surge “a necessidade de um trabalho evangelizador na dinâmica da escuta, da proximidade e da comunhão”, finaliza.
Durante o encontro os secretários e as secretárias, além das partilhas, tiveram momentos celebrativos e visitas para conhecer a realidade do regional Leste 2. O grupo visitou: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Igrejinha do Ó; Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e outras.
Por CNBB Sul 4, com informações de Xavana Horta (CNBB Leste 2) | Fotos: CNBB Leste 2


