Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, aconteceu a 17ª edição do Seminário Regional de Liturgia e Catequese do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi realizado no Instituto Sagrada Família, das Irmãs Beneditinas, em Nova Veneza (SC), Diocese de Criciúma, e reuniu 84 participantes vindos de oito dioceses e arquidioceses de Santa Catarina.

Pe. Osmar Debatin | Diocese de Rio do Sul

O tema central foi “A Importância da Palavra de Deus”, escolhido em referência aos 60 anos da Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II, e aos 15 anos da exortação apostólica Verbum Domini, de Bento XVI. O seminário teve como objetivo promover a reflexão sobre a presença e a força transformadora da Palavra de Deus na vida da Igreja, na liturgia e na catequese.

O encontro foi assessorado pelo padre Osmar Debatin, presbítero da Diocese de Rio do Sul, que conduziu as reflexões a partir dos principais ensinamentos da Dei Verbum. O assessor apresentou os cinco sentidos da expressão “Palavra de Deus”, mostrando como ela se manifesta na criação, na tradição, nas Escrituras, na liturgia e na pessoa de Jesus Cristo.

Padre Osmar destacou ainda que a Palavra é viva e atuante, dialogando com a humanidade e convidando à comunhão com Deus. A partir dessa compreensão, incentivou os participantes a valorizar a leitura orante das Escrituras, a escuta comunitária e a integração da Palavra de Deus nas ações pastorais e formativas. Os momentos de estudo foram intercalados com partilhas e dinâmicas que favoreceram o encontro pessoal e comunitário com a Palavra.

No sábado (18), os participantes foram acolhidos no Santuário de Caravaggio, onde participaram da Celebração Eucarística. No domingo (19), a celebração de encerramento aconteceu na Matriz São Marcos, junto à comunidade local. O bispo diocesano de Criciúma e referencial da Animação Bíblico-Catequética na CNBB Sul 4, dom Jacinto Inácio Flach, participou do momento e destacou que “a escuta e a vivência da Palavra de Deus fortalecem o caminho da fé e da missão da Igreja, alimentando o compromisso de cada cristão com o testemunho do Evangelho na vida cotidiana”.

As comissões regionais de Liturgia e Catequese agradeceram a todos os envolvidos na preparação e realização do seminário. O encontro encerrou-se com o envio dos participantes, motivando-os a continuar levando a Palavra de Deus às comunidades como fonte de fé, comunhão e esperança.

Matéria: Jaison Alves da Silva com informações de Pe. Marcos Roberto Medeiros Fogaça | Fotos: Regiane Dutra e Santuário de Caravaggio