O XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que seria realizado em setembro deste ano, foi adiado para agosto de 2021. A comissão organizadora do evento informou que o evento ocorrerá de 27 a 29 de agosto de 2021, também na capital catarinense. A decisão foi tomada após considerar o cenário de incertezas causado pela pandemia do novo coronavírus.

Na carta, são dadas indicações práticas aos congressistas que já realizaram inscrições, aos que ainda não realizaram o pagamento da taxa de inscrição, bem como àqueles que, por algum motivo, não poderão participar do evento e irão solicitar a devolução dos valores.

Continuemos firmes e esperançosos em novos e melhores dias com a benção de Deus e a proteção de Maria e que esse tempo de recolhimento nos torne pessoas melhores e juntos possamos construir um mundo mais humanizado e mais próximo do que nos ensinou Jesus“, afirma a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, que também ressalta: “O momento requer muita serenidade e paciência, pois por hora o mais importante é cuidar da vida”.

Confira o vídeo gravado por dom Ricardo Hoepers e a carta divulgada pela Comissão:

Carta:

Brasília, 30 de abril de 2020.

Prezados Bispos Referenciais, Assessores Eclesiásticos e Casais Coordenadores Regionais.

Ref: ADIAMENTO DO XVI CONGRESSO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR.

Comunicamos que o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que seria realizado na cidade de Florianópolis (SC), de 4 a 6 de setembro de 2020, será adiado e sua realização acontecerá de 27 a 29 de agosto de 2021, no mesmo local.

A Comissão organizadora do XVI Congresso, composta por representantes da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB (CEPVF), Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Regional Sul 4 da CNBB, após ouvir as orientações do Secretário Geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, o qual sugeriu que a exemplo de outros eventos nacionais, como o Congresso Eucarístico Nacional, terem sido adiados em função das incertezas provocadas pela Pandemia do Coronavírus (COVID-19), bem como eventos internacionais adiados pelo mesmo motivo pelo Vaticano, como o Encontro Mundial das Famílias, Jornada Mundial da Juventude, Congresso Eucarístico Mundial e outros, achou ser prudente o adiamento do mesmo.

Dentre as atividades já realizadas ou em andamento como preparação ao XVI Congresso Nacional está o lançamento do Site com as primeiras informações, imagens e notícias sobre o andamento e preparação do congresso. O Regional Sul 4 iniciou a Peregrinação da imagem da Sagrada Família em todo seu território passando de paróquia em paróquia. Durante a Semana Nacional da Família de 2019 foi disponibilizado no site a ficha para as inscrições para o congresso trazendo todas as informações como hospedagem, formas de pagamento e outros.

Algumas questões práticas:

– Quanto as inscrições, as mesmas continuarão abertas normalmente. Então, quem desejar e que ainda não realizou sua inscrição pode fazê-lo a qualquer momento já em vista da nova data. As condições de pagamento e hospedagem continuarão as mesmas.

– Para os que já realizaram suas inscrições e efetuaram o pagamento, basta aguardar a data da realização do evento.

– Para os congressistas que estão inscritos e por alguma razão não mais desejarem participar do congresso deverão enviar um e-mail para o endereço [email protected] e solicitar a devolução dos valores pagos. Na mensagem deve ser informado o nome do responsável pelo pagamento (Mitra, Paróquia, Regional, Pessoal) e o(s) nome(s) do(s) congressista(s) que consta(m) no recibo e os respectivos dados bancários de quem efetuou o pagamento para que o financeiro proceda o estorno. A data limite para quem deseja cancelar a inscrição mediante a devolução da taxa é até 30/08/2020.

– Para aqueles que realizaram a inscrição, porém não efetuaram o pagamento e desejarem participar do congresso podem solicitar por e-mail e o financeiro enviará um novo boleto.

– Para os congressistas que estão inscritos e já adquiram passagens aéreas, informamos que os mesmos deverão entrar em contato com as empresas aéreas (site ou call center), agências de turismo ou site que não são de empresas aéreas, ou seja, onde adquiriram as passagens, para o cancelamento ou remarcação das mesmas.

Continuemos firmes e esperançosos em novos e melhores dias com a benção de Deus e a proteção de Maria e que esse tempo de recolhimento nos torne pessoas melhores e juntos possamos construir um mundo mais humanizado e mais próximo do que nos ensinou Jesus.

O momento requer muita serenidade e paciência, pois por hora o mais importante é cuidar da vida.

Um abraço a todos e desejamos encontrá-los todos no XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar.

Dom Ricardo Hoepers
Bispo de Rio Grande (RS)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

Padre Crispim Guimarães
Assessor Nacional da CEPVF e
Secretário Executivo Nacional da Pastoral Família

Luiz e Kathia Stolf
Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar

Por Comissão Nacional da Pastoral Familiar.