O Episcopado Brasileiro esteve reunido para 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), entre os dias 18 a 28 de abril de 2023.

Na quinta-feira, 27 de abril, os bispos deram continuidade as eleições para a compor os presidentes das Comissões Episcopal Pastoral para o próximo quadriênio 2023-2027. No início da primeira sessão, deste dia, foi anunciado o presidente eleito da Comissão Episcopal para a Juventude.

Foram eleitos para as comissões:
– Dom Vilsom Basso para a Comissão Episcopal para a Juventude;
– Dom Teodoro Mendes Tavares para a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso;
– Dom Gregório Paixão para a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação;
– Dom Valdir José de Castro para a Comissão para a Comunicação;
– Cardeal Paulo Cezar Costa eleito representante da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Ainda neste dia, alguns comunicados foram dados aos bispos. O arcebispo de Natal e presidente da Comissão para a Causa dos Santos, Dom Jaime Vieira da Rocha apresentou a lista atualizada dos santos canonizados no Brasil, sendo um total de 37 santos e outros ainda em processo de reconhecimento ou de beatificação.

O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) fez a prestação de contas referente as arrecadações do ano de 2022. O valor arrecadado na Coleta Nacional da Solidariedade é destinado à composição do Fundo Nacional de Solidariedade, inciativa que apoia, a partir do lançamento de um edital a cada ano, projetos alinhados com os objetivos e temas da Campanha da Fraternidade. Formado por 60% de toda a arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da CF, realizado em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos, o FDS é gerido pela própria diocese, em vista dos seus projetos sociais. Os outros 40% compõem o FNS, que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da entidade.

Finalizando o dia, foi votado os representantes do Brasil para a participação no Sínodo: cinco representante e três suplentes. Os nomes foram encaminhados ao Papa Francisco que fará a escolha dos membros. Por fim, a comissão da CF 2024 – Fraternidade e Amizade Social e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) passou algumas orientações para os bispos.

A conclusão da Assembleia aconteceu na Celebração Eucarística no Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre e novo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler que agradeceu a atual presidência da CNBB que encerra seu mandato nesta Assembleia Geral e pediu orações e as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida para a nova gestão. “A nós que acolhemos essa missão, pedimos: ‘instiguem-nos, ajudem-nos’. Rezemos uns pelos outros! Nós gostamos do que somos e amamos o que fazemos. Isto é, somos homens de Igreja! Que a Senhora de Aparecida, nossa mãe, interceda por nós e por nossas Igrejas”.

Na sexta-feira, pela manhã, houve a posse da nova presidência formada pelos seguintes membros do episcopado:
Presidente:  Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS).
1º Vice-presidente: Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO);
2º Vice-presidente: Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE);
Secretário geral: Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS).

Durante a posse, a nova presidência comenta: dom Jaime “a missão exige oração, diálogo e promoção do discernimento”. “O poder da presidência é o poder de serviço que Jesus oferece”, afirma o segundo vice-presidente dom Paulo Jackson. Dom João Justino: “O objetivo da Conferência está na perspectiva da comunhão e da unidade no serviço à Igreja no Brasil”. Dom Ricardo, novo secretário-geral, falou da missão da secretaria geral da CNBB: “dinamizar e integrar as resoluções”.

Feita a apresentação e posse da nova presidência, encerrou-se a 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Confira abaixo a síntese dos últimos dias da Assembleia apresentado por dom Rafael Biernaski, bispo da Diocese de Blumenau.

Por CNBB Sul 4 | Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3