Milhares de pessoas partiram em caminhada de três pontos da cidade onde aconteceram celebrações (Foto: Divulgação)

Em Santa Catarina, a Diocese de Tubarão celebrou, no dia 15 de agosto, na Praça da Catedral, o jubileu de 60 anos de instalação. O fiéis visitaram o novo interior da Catedral Diocesana. O arcebispo metropolitano de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, que foi o 5º bispo de Tubarão, elogiou o trabalho. “Na Igreja de Tubarão há muita vida e de fato se merecia essa bonita obra de arte”.

O bispo de Tubarão, dom João Francisco Salm, ressaltou que a celebração dos 60 anos “é um momento de Evangelização muito intenso e significativo, sendo também fonte de entusiasmo para todo o Povo de Deus”.

Da comemoração participaram os padres das 28 paróquias, religiosas, lideranças de movimentos, pastorais e organismos diocesanos. Além de dom Wilson, dom Osório Bebber, dom Hilário Moser (emérito), dom Jacinto Bergmann na condição de bispos que atuaram em Tubarão. Dom Onécimo Alberton, bispo de Rio do Sul (SC), natural de Orleans, representou os bispos filhos da diocese.

Desmembrada da Arquidiocese de Florianópolis, o processo iniciou com o trabalho do monsenhour Bernardo Peters que, em 1954, por ordem do então Arcebispo de Florianópolis (SC), dom Joaquim Domingues de Oliveira, Peters fez a documentação inicial.

A bula com a Bula Pontifícia “Viget Ubique Gentium” do pelo Papa Pio XII, formalizou a criação, em 28 de dezembro de 1954. Dom Anselmo Pietrulla foi empossado na instalação da diocese, em 15 de agosto de 1955.