25 de novembro é dia de festa em todo o estado de Santa Catarina. O único estado que recebe o nome de uma mulher e santa, comemora no próximo domingo a festa de sua padroeira. Além de ser patrona do estado, Santa Catarina de Alexandria é padroeira da cidade de Florianópolis (SC) e da Arquidiocese.

Celebração da novena na capela da CNBB Sul 4. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

Na sede da secretaria de pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), possui uma capela dedicada à padroeira do estado. Na noite de ontem (22), colaboradores da secretaria e seminaristas da teologia da Arquidiocese de Florianópolis realizaram um momento orante, parte da novena em preparação para a festa.

Na capital, a programação festiva promovida pela Arquidiocese começa já nesta sexta-feira (23).

Confira a programação completa:

23 de novembro:

Carreata sairá da Catedral, após a missa das 18h30, levando a imagem de Santa Catarina para a Capela do Colégio Catarinense (onde também é a padroeira).

25 de novembro, com início no Colégio Catarinense:

Foto: Arquidiocese de Florianópolis

13h: Acolhida do barco e do ícone da Jornada Vocacional e Missionária.

13h30: Animação e terço vocacional.

14h30: Pregação com o reitor do Seminário Teológico Convívio Emaús, Pe. Vânio da Silva.

15h20: Procissão com a imagem de Santa Catarina até a Catedral Metropolitana.

16h20: Missa festiva no Largo São João Paulo II, presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj.

(Na Celebração Eucarística do dia 25 de novembro, no Largo São João Paulo II, em frente à Catedral de Florianópolis, na festa da padroeira Santa Catarina de Alexandria, o arcebispo dom Wilson Jönck, scj, receberá o libelo de súplica (supplex libellus), o pedido de abertura do processo de beatificação do jovem leigo Marcelo Henrique Câmara, o Marcelinho)

Prêmio Dom Afonso Niehus

Ainda como parte das comemorações em honra à padroeira do estado, no sábado (24), acontece a entrega do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, para as pessoas e entidades sociais das diversas paróquias, que tiveram destaque nos trabalhos sociais em 2018. O evento será realizado no auditório da Catedral, às 19h30.

Por CNBB Sul 4 com informações da Arquidiocese de Florianópolis.