A 24ª edição da Romaria da Terra e das Águas do estado de Santa Catarina foi avaliada durante a segunda Reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2017. O momento foi uma oportunidade de analisar a temática, infraestrutura e participação antes e durante o evento.
Conduzido pela colaboradora Carla de Oliveira Guimarães, no momento avaliativo os participantes do Conselho puderam se manifestar diante da organização da edição da Romaria e também se referiram aos compromissos assumidos pelos romeiros diante da Carta construída no evento como o Projeto Rios e o Projeto Setembro Verde. Também o coordenador de Pastoral da diocese de Tubarão, padre Lino Brunel, colaborou com o momento fazendo a prestação de contas dos valores gastos e arrecadados para a realização do evento.
Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão, diocese que acolheu a Romaria, também agradeceu o envolvimento e participação de todas as dioceses do estado de Santa Catarina no grande encontro de fé e serviço que aconteceu em sua diocese. Segundo ele, a Romaria só foi possível por que os romeiros e romeiras compareceram vindos dos quatro cantos do estado.
A 24ª Romaria da Terra e das Águas aconteceu no dia 10 de setembro no município de Pescaria Brava (SC), reunindo cerca de 10 mil pessoas. Durante a avaliação ainda foi apresentado um vídeo preparado pelo Departamento de Comunicação do Regional Sul 4 com os melhores momentos do dia do evento:
https://youtu.be/mqIYiI2R7dg