A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) foi convidada para compor a Comissão Organizadora Nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, cujo tema será “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento está em fase preparatória e ocorre entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, em Brasília (DF). 

Participam da comissão organizadora representantes da sociedade brasileira do setor público, privado e da sociedade civil. A delegação é uma das instâncias organizadoras da Conferência e é composta por 52 membros titulares e 52 suplentes. 

A Conferência é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e tem como objetivo promover diálogos sobre a Emergência Climática que contribuam para a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. 

A Conferência será dividida em cinco eixos temáticos, que vão abordar mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental.  

O processo preparatório da Conferência se inicia com as etapas municipais ou intermunicipais e, em seguida, avança para as conferências estaduais e a etapa nacional, que será realizada em Brasília-DF. 

Confira o calendário:

5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente 

Janeiro a maio de 2024: fase preparatória. 

11 de junho a 15 de dezembro de 2024: conferências municipais e intermunicipais. 

11 de junho a 15 de dezembro de 2024: conferências livres 

15 de janeiro a 15 de março de 2025: conferências estaduais e distrital. 

6 a 9 de maio de 2025: Conferência Nacional, em Brasília.

 

Saiba mais sobre a 5° CNMA aqui  

Clique aqui e leia a Portaria GM/MMA n° 1079 com a convocação da 5° CNMA e do seu regimento interno 

 

Com informações da Repam Brasil