Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Para Dom Severino Clasen, bispo de Caçador e referencial para os leigos em Santa Catarina avaliou, dia 29, em Florianópolis, chegou o momento da criação do conselho de leigos no Regional Sul 4 (SC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

— Agora está na hora. Até hoje a gente foi levando para começar a despertar conhecimento e curiosidade. Eu acho que agora é possível começar o conselho em algumas dioceses do Regional —, disse aos representantes catarinenses que participavam do II Encontro da Região Sul com os Responsáveis pela Formação para o Laicato e Cursos de Teologia para Leigos e Leigas dos regionais Sul 3 (PR ), Sul 3 (RS) e Sul 4 (SC).

Ele recordou que o Conselho Regional de Pastoral já havia indicado, em 2014, representantes de dioceses para refletir sobre a questão. “Conversei com o (secretário executivo) Ademir (Freitas). Vai ter uma convocação para conversarmos sobre isso e pensarmos como impulsionar o conselho”, informou.

Criado pela CNBB, há 40 anos, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) é uma associação de fiéis leigos e leigas católicos que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade e riqueza de movimentos, pastorais, e associações. No Paraná e Rio Grande do Sul, os conselhos regionais funcionam há cerca de 30 anos.