Durante os dias 16, 17 e 18 de setembro de 2022, a Pastoral do Povo da Rua, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Sul 4, de Santa Catarina, realizou o primeiro Seminário Estadual. O local do evento foi a casa de formação Caminho de Nazaré, em Palhoça – SC. O encontro teve como tema: A Construção de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua.

O encontro contou com 49 participantes vindos de diferentes cidades do Estado de Santa Catarina. Estavam presentes: Pastoral do Povo da Rua das Arqui/Dioceses: Florianópolis, Rio do Sul, Lages, Tubarão e Criciúma. Sendo que nas duas primeiras Arqui/Diocese a Pastoral já está sólida, as demais existem trabalhos com população de rua e a Pastoral está em processo de consolidação. Além dos representantes diocesanos, estavam presentes 16 pessoas que estão em processos de saída da rua.

O primeiro Seminário Estadual faz parte de um Projeto da Pastoral do Povo da Rua da CNBB Sul 4, que objetiva articular a Pastoral nas diferentes Dioceses e construir espaços formativos e de proposição de Políticas Públicas para a população em situação de rua, potencializando a Moradia como uma possibilidade de saída das ruas.

Entre as pautas abordadas, foi proposto construir rede de apoio para dar suporte aos grupos que atuam com população de rua nas diferentes dioceses para que possam, através de suas ações, ir para além de um modelo assistencialista de atendimento e ao mesmo tempo incluírem as pessoas em situação de rua nas referidas ações. Dessa forma, “o fazer COM” que a rua contribua para fortalecer o protagonismo dos mesmos.

Durante o evento, após uma rodada de socialização das pessoas que já saíram das ruas ficou a constatação da eficácia do acesso à moradia como ponto de partida. Neste sentido, entrar na moradia e a partir dela tratar das outras áreas que estruturam a vida da pessoa que está saindo da rua (saúde, trabalho, estudo, cultura, espiritualidade), é a forma mais rápida, mais barata e mais digna para que as pessoas saiam da situação de rua.

Fotos do evento: clique aqui.

CNBB Sul 4 – Maíra | Fotos: ASA - Ação Social Arquidiocesana