A Pastoral da Juventude em Santa Catarina comemora neste ano 40 anos de história. Para esse momento foi criado a arte representativa.

A arte escolhida foi criada por Rithyele Oliveira e o desenho Leiliane*, que compõe a arte, foi obra de Arilson Silva.

Para realização da arte foi lançado um edital com instruções, no qual, a arte deveria conter alguns elementos, como o tema “PJ 40 anos: semeando a utopia nas Galiléias de Santa Catarina”; o lema “Eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi, aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega”; a “cruz peregrina dos 40 anos”; o símbolo da Arquidiocese que acolhe o evento, um “barco e/ou Ponte Hercílio Luz”; indicar os anos comemorados – “40” – ou uma representação estilizada; que a arte contenha flores representando cada Diocese do Estado e,  por fim, criatividade livre sem que fuja da proposta.

A identidade visual da arte foi pensada com elementos que remetam à Arquidiocese e, também, ao tema e ao lema propostos.

Desta forma, o número está representado pelos numerais QUATRO e  ZERO, o primeiro na cor AZUL, remetendo ao MAR e às FLORES representando as Dioceses.

Em seguida tem o BARCO, representando a pesca, uma característica marcante para o povo da Arquidiocese.

Está presente a figura de uma jovem, na pessoa da Leiliane, uma foto vetorizada para transformar em desenho, que neste caso irá representar o ressoar do canto e também as jovens.

A CRUZ que representa a peregrinação e a construção coletiva que estão sendo realizadas nas Dioceses

As FOLHAS ao VENTO e um BEIJA FLOR, simbolizando os novos tempos no pós-pandemia.

As flores, com cores diversas, do mesmo modo trazendo a representação das flores escolhidas para cada Diocese.

E por último, traz o LEMA e TEMA, sendo que o TEMA está destacado acompanhando as ondas do mar. Já o LEMA está em formato mais limpo, para proporcionar a melhor leitura.

A celebração dos 40 anos está programada para o dia 06 de novembro de 2022. Até o dia do evento, o símbolo que representa a caminhada é a cruz, feita de madeira simples, que ganhará cor e vida no decorrer das visitas às Dioceses e Paróquias do Estado.

A visita da cruz teve início em março/2022 na Arquidiocese. Em abril, na Diocese de Criciúma. Em maio, está visitando as Dioceses de Tubarão e Lages. No mês de junho visitará as Dioceses de Rio do Sul e Blumenau. Em julho a visita será na Diocese de Joinville. Agosto estará na Diocese de Caçador, em setembro na Diocese de Joaçaba e em outubro encerra a visita na Diocese de Chapecó, voltando para a Arquidiocese onde será realizado o encontro celebrativo dos 40 anos.

 

 

*Leiliane Maciel foi coordenadora da PJ da Diocese de Joinville, envolvida com as Pastorais Sociais, tendo grande representatividade na PJ de Santa Catarina. Ela faleceu em 12/02/2021.

 

Por CNBB Sul 4 com informações da Pastoral da Juventude