Diante dos números alarmantes da epidemia de AIDS no estado de Santa Catarina, o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem intensificando desde 2017 a articulação da Pastoral da AIDS em terras catarinenses. No último sábado, 22 de setembro, aconteceu na Casa de Apoio São José, da Arquidiocese de Florianópolis, mais uma reunião da equipe articuladora no intuito de avaliar e planejar a caminhada da pastoral em 2019.

De acordo com o articulador da Pastoral da AIDS em Santa Catarina, seminarista Kleber Oliveira, chama muito a atenção os números de pessoas com AIDS em Santa Catarina. “Segundo os indicadores e dados básicos da AIDS nos municípios brasileiros do Ministério da Saúde, o estado de Santa Catarina possui mais de 45 mil casos diagnosticados. A Pastoral da AIDS é essencial para que se tenha um melhor acompanhamento dessas pessoas e o compromisso cristão de defesa da vida”, declarou Kleber que também é estagiário no secretariado do Regional Sul 4 da CNBB.

Entre alguns encaminhamentos da reunião da equipe, visitas às Dioceses para a divulgação da Pastoral da AIDS e a realização de um seminário regional entraram no planejamento para 2019. Durante o encontro também aconteceu uma partilha das atividades realizadas pela Pastoral em 2018.