Pronunciamento de Dom Odelir José Magri, Bispo de Sobral, Ceará, lançando a Campanha da Fraternidade do ano de 2012 (Foto: Reprodução)

A diocese de Sobral, no Ceará, publicou, dia 03 de dezembro, em sua página no Facebook que “amanheceu triste hoje” em razão da transferência de dom Odelir José Magri, 51, para Chapecó. Do outro lado do país, a diocese catarinense divulgou nota em que agradece “a Deus e ao papa Francisco pela nomeação do seu novo bispo”.

A nota ainda declara que os diocesanos “o acolhem de braços abertos e com o coração em festa pela sua disponibilidade”. A data para posse ainda não está marcada, de acordo com as dioceses.

Leia a nota da Diocese de Chapecó, assinada pelo administrador apostólico dom Frei José Gislon:

NOTA OFICIAL DA DIOCESE

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o Santo Padre Francisco nomeou Bispo diocesano de Chapecó DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, MCCJ, até agora Bispo de Sobral, CE.

Os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, leigas e leigos engajados nos ministérios, junto com todo o povo de Deus da Diocese de Chapecó, agradecem a Deus e ao Papa Francisco pela nomeação do seu novo bispo. Da mesma forma, manifestam seus agradecimentos ao Exmo. e Revmo. Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil e a seus colaboradores, pela atenção dispensada à Diocese, no encaminhamento de todo o processo da escolha do novo bispo.

Ao mesmo tempo, apresentam sua carinhosa saudação a Dom Odelir, dizendo-lhe, com alegria, seja bem-vindo, sinta-se desde já em casa entre nós. O clero, os seminaristas e o povo de Deus desta Diocese, cujo território abrange os 80 Municípios do Oeste e Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina, o acolhem de braços abertos e com o coração em festa pela sua disponibilidade, pelo seu sim a continuar servindo a Jesus Cristo e à sua Igreja como pastor deste rebanho.

Em breve, será comunicada a data do início oficial do ministério episcopal de Dom Odelir como Bispo desta Diocese de Chapecó.

Dom Odelir é natural desta Diocese, tendo nascido em Campo Erê, no dia 18 de abril de 1963, e onde foi ordenado padre da Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, no dia 17 de abril de 1992. Ele cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e teologia no Instituto Católico, em Paris, França. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996. Além desta função exerceu a de formador, conselheiro provincial, no Brasil, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da Congregação em Roma, Itália. Foi nomeado Bispo de Sobral, CE, onde foi ordenado em 12 de dezembro de 2010, quando também assumiu o pastoreio daquela Diocese.

Que Maria, mãe de Jesus e mãe da Igreja, nos acompanhe sempre no caminho da missão e da comunhão com o seu filho Jesus.

Chapecó, 03 de dezembro de 2014.

Dom Frei José Gislon OFMCap
Bispo Diocesano de Erexim e
Administrador Apostólico de Chap