A 51º Assembleia Regional Pastoral marcou o início do processo de construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Regional Sul 4 da CNBB, que norteará as atividades pastorais entre os anos de 2020 e 2023. O coordenador diocesano de pastoral de Chapecó, padre Marlo Flávio Tessaro, conduziu o momento e apresentou os passos e etapas para a construção das novas Diretrizes que perpassam pela avaliação do atual Plano Regional de Pastoral.

Etapas

  1. AVALIAR/ Monitorar o plano Regional de Pastoral 2016-2019
  2. VER a realidade Eclesial e Social com os olhos voltados para o futuro.
  3. JULGAR
  4. AGIR
  5. Apresentação das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 4 – 2020-2023
  6. Plano de atividades.

Passos

1 º Passo: Assembleia Regional de Pastoral (Agosto de 2018) – Apresentação da proposta metodológica de avaliação do atual Plano Regional de Pastoral e construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional; Encaminhamento da avaliação do Plano Regional de Pastoral; Definição de um paradigma metodológico; Constituição da Comissão Metodológica.

2º Passo: Conselho Regional de Pastoral (Novembro/2018): Reflexão sobre o paradigma metodológico.

3º Passo: Conselho Regional de Pastoral (Março de 2019): Apresentação da avaliação do Plano Regional de Pastoral; Construção do VER das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional.

4º Passo: Encontro dos Bispos e Coordenadores Diocesanos (Julho de 2019): Análise do “texto mártir” das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional.

5º Passo: Assembleia Regional de Pastoral (agosto de 2019): Construção do JULGAR (reflexão e iluminação bíblica e teológica); Construção do AGIR (a partir das CINCO URGENCIAS: Definir UM indicador e até TRÊS perspectivas de ação para cada Urgência).

6º Passo: Conselho Regional de Pastoral (Novembro de 2019): Apresentação da versão final das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 4.