Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

“Vimos seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2:2). Com este tema, Igrejas Cristãs celebraram do dia 29 de maio a 05 de junho, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Na unidade com Igrejas pertencentes ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), entidade que promove a SOUC no Brasil, algumas Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB participam de ações dentro das programações da Semana de Oração.

Na Arquidiocese de Florianópolis as celebrações foram organizadas, promovidas e articuladas pelo NEDIR (FACASC) e pela CADEIR (Arquidiocese de Florianópolis). Além das celebrações ecumênicas presencias, foram feitas reflexões ecumênicas disponibilizadas no “YouTube” da FACASC.

No dia 28 de maio, a celebração da SOUC aconteceu na Capela do Centro de Tratamento “Recanto Silvestre”, Fundos, Biguaçu, com a presidência do Pe. Luiz Prim e do Diác. Nilson Dagostin, e a participação de internos do Centro e de convidados.

No dia 30 de maio, a celebração aconteceu no auditório da FACASC, Pantanal, Florianópolis, com a presidência do Pr. Renatus Porath (IECLB), D. Wilson Tadeu (ICAR) e Pe. Luiz Prim (ICAR). Estavam presentes os estudantes da graduação em teologia, professores da instituição e de convidados.

No dia 01 de junho, a celebração foi realizada na Comunidade Cristã do Templo de Jurerê Internacional, em Florianópolis, com a presença de diversos ministros ordenados da ICAR, IECLB e IPU.

E no dia 04 de junho, o Centro de Estudos Ecumênicos – CEE, do Jardim Janaína, em Biguaçu, acolheu a última celebração da SOUC-2022, com a presidência do Pr. Renatus Porath (IECLB) e do Diác. Nilson Dagostin (ICAR).

Foto: Adelir da Silva Raupp

Na Diocese de Blumenau, um dos momentos marcantes foi a celebração na Capela Ecumênica Bom Pastor, no Vale do Selke, Pomerode/Sc no dia 29 de maio. Nesta comunidade, há quase cinquenta anos, luteranos e católicos partilham o mesmo espaço sagrado para seus cultos e atividade comunitárias, num explícito testemunho de unidade Cristã. A pregação da celebração foi conduzida pelo Pastor Sinodal Guilherme Lieven da IECLB, além do Pastor estavam presentes o Bispo da Diocese de Blumenau Dom Rafael Biernaski e religiosos das igrejas locais.

Foto: Pe. Raul Kestring

Na alegria do encontro e em espírito de unidade, a Diocese de Tubarão, realizou no dia 2 de junho, às 19h30, no Colégio São José, uma Celebração Ecumênica. Estavam presentes: Reverenda Keyla Bichet, Pe. Elias Della Giustina, assessor diocesano de Ecumenismo, Pe. Lino Brunel, Administrador Diocesano, representantes leigos de Paróquias, Coordenação Diocesana de Catequese, Colégios Católicos, Congregações Religiosas e da Rádio Tubá.

Foto: Maria Della Giustina

A Diocese de Criciúma participou, dia 2 de junho, da celebração ecumênica, na Igreja Luterana Renovada, no bairro Pio Corrêa, em Criciúma. A Igreja Católica foi representada na cerimônia pelo Bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Jonas Emerim Velho, que celebraram ao lado de lideranças cristãs ortodoxas e protestantes. A celebração também contou com o apoio da Comissão Diocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.

Foto: Tiago Antunes

A Diocese de Lages desenvolveu ações celebrativas e culturais fomentando a oração e a unidade pelos cristãos. Participaram das celebrações a Igreja Católica, as Igrejas Luterana e Presbiterana. Nas atividades, vale destacar o II Festival de Músicas Cristãs, no dia 29 de maio no Teatro Marajoara, organizado pelo setor Juventudes da Diocese, o Culto Ecumênico no dia 2 de junho na Catedral, e também o Culto Ecumênico de Encerramento da semana na Igreja Luterana.

Foto: divulgação
Por CNBB Sul 4 com informações das dioceses