Nesta Quarta-feira, 02 de março, dom Cleocir Bonetti, bispo diocesano de Caçador, presidiu na Igreja Matriz São Sebastião de Papanduva a Missa de Quarta-feira de Cinzas da Quaresma, com especial oração pela Paz na Ucrânia e fim do conflito.  Das paróquias da Diocese de Caçador, Papanduva (SC) é a que mais concentra descendentes de imigrantes ucranianos, adscritos ao rito bizantino católico, bem como ucranianos adscritos à Igreja Ortodoxa.

Além do pároco, padre Everaldo Antonio da Conceição e do diácono Pedro Bodnar, concelebrou a Santa Missa o padre Emerson Spack, OSBM do Mosteiro Basiliano e pároco da Paróquia Sagrada Família de Iracema que abrange as colônias ucranianas presentes nas cidades catarinenses de  Papanduva e Itaiópolis.

Estavam presentes as religiosas Servas de Maria Imaculada que desde o início da imigração se instalaram em Papanduva para educação e catequese das crianças. A Escola Menino Jesus, que funciona ainda hoje, testemunha o relevante serviço presta pelas irmãs ucranianas à educação de gerações de papanduvenses.

Numerosos descendentes de imigrantes ucranianos participaram tendo consigo cartazes pedindo a paz e o fim do conflito. No início da Eucaristia o Pe. Emerson entoou as litanias da Divina Liturgia da São João Crisóstomo a que a assembleia respondeu com devoção e fervor.

Descendentes de imigrantes ucranianos com cartazes pedindo a paz e o fim do conflito. Foto Venturi/Divulgação

Na homilia, dom Cleocir destacou o apelo do Papa Francisco para o dia de jejum e oração pela paz. Falou de sua preocupação e proximidade aos descendentes ucranianos presentes em nossa diocese. Agradeceu aos gestos e momentos celebrativos pela paz, já realizados pela Paróquia de Papanduva.

Ao final da celebração foram entregues mudas de oliveiras ao padre Emerson Spack, às Irmãs Servas de Maria Imaculada e ao Prefeito municipal. O pároco também entregou ao bispo uma muda de oliveira para ser levada à sede da diocese. Dom Cleocir abençoou as oliveiras, invocando seu profundo significado bíblico de fortaleza, unção e paz.

Após a Celebração, Dom Cleocir aproveitou para saudar e conversar com diversos descendentes de imigrantes ucranianos. Acompanhado pelo Pároco, o bispo também visitou a Igreja Santo Antônio (ucranianos) e a Igreja São Valdomiro Magno (ucranianos ortodoxos) bem como o Templo Votivo de São João Paulo II.

Com informações da Diocese de Caçador e Paróquia São Sebastião

Fotos: Foto Venturi/Divulgação