Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, em nome dos Bispos de Santa Catarina, discursa ao Revmo. Dom Cardeal Marcelo Semeraro, Prefeito do Dicastério e demais membros que o compõem.

A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, nos números 98 a 102, aborda o Dicastério das Causas dos Santos que trata tudo o que diz respeito às causas de beatificação e canonização. Cabe ao Dicastério dar as normas especiais, assistir e indicar as instruções da causa aos Bispos Diocesanos/eparquias; examinar os documentos e expressar um juízo sobre as causas para encaminhar ao Romano Pontífice; administrar o fundo dos bens das causas; verificar e declarar, conforme o procedimento canônico, a autenticidade das relíquias sagradas e garantir a preservação e, julgar se o Título de Doutor da Igreja deva ser concedido a um santo, após a análise do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, em nome dos Bispos da CNBB Sul 4, discursou ao Revmo. Cardeal Marcelo Semeraro, Prefeito do Dicastério e demais membros que o compõem, enfatizando que o incentivo de São João Paulo II, deu mais abertura para novos pedidos de beatificação e canonização. Citou que no estado de Santa Catarina já teve alguns reconhecimentos como Santa Paulina, Beata Albertina Berkenbrock e ainda outros que estão em processo de reconhecimento: Frei Bruno de Liden, Diocese de Joaçaba; Padre Aloísio Boing, Diocese de Joinville; Marcelo Câmara e Padre Leo Tarcísio Pereira, Arquidiocese de Florianópolis.

Acompanhe no vídeo a síntese da conversa no Dicastério.

 

Por CNBB Sul 4