As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e os Grupos Bíblicos de Reflexão e Família (GBR/F) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou um texto-base trazendo reflexões e aprofundamentos sobre a participação do leigo na vida da Igreja e na sociedade. Com o título “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino’, o texto-base tem como finalidade a preparação de todas as comunidades para os encontros Interdiocesanos dos GBR/F e CEBs que acontecem no dia 16 de setembro de 2018.

A apresentação do texto foi feita pelo bispo de Caçador e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, ofm. De acordo com o bispo, esse material colabora para a fomentação e reflexão trazida pelo Ano do Laicato. “É nesse sentido que as Dioceses oferecem os roteiros para os grupos de reflexão, convidando a todos para se prepararem para os Interdiocesanos de grupo de reflexão, grupos de famílias, pequenos grupos eclesiais, as CEBs e juntos olhar para frente e fomentar a esperança que a palavra de Deus nos oferece”, escreveu dom Severino.

O material já está disponível para utilização em todas as Dioceses do estado de Santa Catarina e foi produzido pela coordenação estadual das CEBs e GBR/F. Cada Diocese será livre para escolher a forma de utilizá-lo. Na arquidiocese de Florianópolis, por exemplo, durante todo o mês de agosto serão realizados encontros de formação por forania para o estudo do texto.

A metodologia utilizada pela equipe de redação está dentro método ‘ver, julgar e agir’ e traz ao final de cada texto algumas perguntas na intenção de aprofundar a reflexão entre os grupos.

Interdiocesanos

Serão quatro encontros, todos no dia 16 de setembro, e as dez dioceses do Regional Sul 4 da CNBB estarão divididas da seguinte forma para a realização:

– Arquidiocese de Florianópolis, Diocese de Tubarão e Diocese de Criciúma

– Diocese de Joinville e Diocese de Blumenau

– Diocese de Lages e Diocese de Rio do Sul

– Diocese de Caçador, Diocese de Joaçaba e Diocese de Chapecó

Para obter outras informações do evento, procure a coordenação das CEBs e dos GBR/F da sua Diocese.