O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se prepara para a segunda reunião anual do Conselho Regional de Pastoral em 2019. Nos dias 21 e 22 de novembro, a cidade de Rio do Oeste (SC), na diocese de Rio do Sul, acolherá o encontro no ‘Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri’.

Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, em Rio do Oeste (SC). Foto: Diocese de Rio do Sul.

O primeiro dia da Reunião contará com três momentos de formação. O primeiro será uma reflexão sobre as pequenas comunidades eclesiais missionárias, um dos grandes desafios e caminhos apontados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina 2020 – 2023, aprovadas no último mês de agosto durante a 52ª Assembleia Regional de Pastoral. A segunda formação será uma análise da atual conjuntura sobre as existentes e futuras atividades de mineração em Santa Catarina. A CNBB nacional já vem discutindo sobre o assunto e apontou a intenção de criar uma Comissão Especial sobre a temática dentro da sua estrutura. Uma terceira reflexão será o aprofundamento dos reflexos trazidos a partir do Sínodo para a Amazônia

O segundo dia do evento será marcado pelo início da construção dos Planos de Atividades a partir dos encaminhamentos práticos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. Cada comissão, pastoral, movimento, organismo e serviço do Regional Sul 4 irá se planejar com atividades e projetos, dentro dos quatro anos de vigência das Diretrizes (2020 – 2023). Pela primeira vez, os preenchimentos dos formulários dos Planos de Atividades serão realizadas de forma on-line através do site cnbbsul4.org.br. A construção dos planejamentos irão até o primeiro semestre de 2020.

Ainda dentro da programação da reunião do Conselho Regional de Pastoral, estão agendados espaços para a aprovação do cronograma de atividades e o plano orçamentário para 2020. Ainda será apresentada a prestação de contas da 25ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina e o livro impresso das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. Cada membro do Conselho receberá um exemplar.

Quem participa? – De acordo com o artigo 18 do capítulo dois do Regulamento dos Organismos Subsidiários do Regional Sul 4 da CNBB, participam do Conselho Regional de Pastoral: os bispos que compõem o Conselho Episcopal Regional (CONSER); o secretário e a secretaria executiva do Regional; os coordenadores diocesanos de pastoral e outra pessoa da diocese; os ecônomos das dioceses; os coordenadores regionais das pastorais, serviços, movimentos, e organismos e outros à critério da presidência.

O Regulamento ainda diz que o Conselho Regional de Pastoral é uma instância de comunhão, corresponsabilidade, animação, articulação, reflexão e planejamento da Ação Evangelizadora no Regional Sul 4. Diferentemente da Assembleia Regional de Pastoral, que sempre acontece em Lages (SC), as reuniões do Conselho é móvel e faz rodízio entre as dioceses catarinenses.