Joinville (SC), conhecida como cidade das flores, das bicicletas e da dança, entre hoje, 05 de março, e amanhã (06), também será uma cidade de planejamento e acompanhamento da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. O Centro de Formação Monsenhor Sebastião Scarzello, no bairro Vila Nova, acolhe nestes dias as principais lideranças católicas do estado para a primeira reunião, em 2020, do Conselho de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com os regulamentos da CNBB Sul 4, o Conselho Regional de Pastoral (CRP) é uma instância de comunhão, corresponsabilidade, animação, articulação, reflexão e planejamento da ação evangelizadora da Igreja em Santa Catarina (art. 18, pág. 28). Tem cadeira cativa no encontro os bispos, os coordenadores diocesanos de pastoral, os ecônomos diocesanos e as coordenações estaduais das pastorais, movimentos, organismos e serviços que estão articuladas em cinco ou mais dioceses do estado.

Dom Francisco Carlos Bach. Foto: Eduardo Schmitz.

Abertura da reunião – Os trabalhos foram iniciados com um momento de oração conduzido pelos participantes vindos da Diocese de Blumenau. Logo após, o bispo de Joinville e vice-presidente do Regional Sul 4, dom Francisco Carlos Bach, acolheu a todos os participantes e expressou a alegria da diocese do norte catarinense em receber a reunião do Conselho.

Dom frei Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4, também acolheu os membros do Conselho e em sua fala de abertura destacou o lema da Campanha da Fraternidade 2020, “viu, sentiu compaixão e cuidou” (Lc 10, 33-34). De acordo com dom Severino, a Igreja em Santa Catarina é chamada a ser samaritana, acolhedora. “Ver, sentir e cuidar. Estes três verbos nos fazem ficar atentos à grande missão da Igreja, que é estar sempre em saída. O samaritano da parábola não está preso a normas e estruturas, mas está livre para a vida. Somos Igreja que cuida e que vai ao encontro dos outros. Uma Igreja pé no chão e tomada totalmente pelo espírito de Deus”, destacou.

Dom Severino Clasen. Foto: Eduardo Schmitz.

Dom Severino relatou ainda a preocupação do Regional com a recepção dos últimos números em relação à violação de direitos humanos no Brasil. “Recebemos alguns dados preocupantes, por exemplo, o número de crianças indígenas mortas que aumentou no último ano, assim como outros dados de violência e marginalização dos mais empobrecidos. Enquanto Igreja samaritana, precisamos sentir o que está acontecendo com o nosso povo. O Regional não pode se calar, somos samaritanos”, concluiu o bispo.

 

Oração inicial do encontro. Foto: Eduardo Schmitz.

Programação – Durante a manhã deste primeiro dia de reunião, acontecerá um painel com experiências que englobam a temática da Campanha da Fraternidade 2020. Já à tarde, será iniciada com uma exposição, feita pelas dioceses, dos casos de beatificação e canonização que estão em andamento no estado. A tarde também será um espaço de estudo sobre a construção e preenchimento do formulário de atividades das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. Na parte da noite acontecerá um bate papo sobre os grandes encontros convocados pelo Papa Francisco para este ano de 2020, a Economia de Francisco e o Pacto Global pela Educação.

Confira as fotos e acompanhe outras informações do Encontro nas páginas oficiais do Regional Sul 4 no Facebook e no Instagram.