A segunda noite do Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2023 que aconteceu no dia 28 de setembro, quarta-feira, contou com a saudação do bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado.

Por meio de um vídeo, dom Joel recordou que essa é a terceira vez que a fome aparece como temática da CF. “Essa é mais uma oportunidade que a Igreja tem de lembrar o amor a Jesus e aos irmãos e irmãs que estão de alguma forma sofrendo”.

“Essa conexão entre Jesus Cristo e os sofredores é um aprendizado contínuo ao longo de toda a vida. De vez em quando nós nos descobrimos saindo do caminho da fé e encontrando justificativas para não ter que amar os irmãos e irmãs num nível de efetiva solidariedade, e quando isso acontece os efeitos começam a aparecer e um desses efeitos é a fome como uma realidade que atinge milhares de pessoas”, disse dom Joel.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro também reiterou que a fome é um clamor que chega ao céu e que precisa chegar também aos corações que se tornam necessitados de conversão. “(…) Coloquemos a Campanha da Fraternidade em ação trabalhando para que a fome não seja mais uma angústia social a ponto de não ter que voltar outra vez a ser tema da Campanha da Fraternidade”, finalizou.

Na sequência, houve a primeira reflexão do Seminário que contou com a participação da assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Venâncio. Na ocasião ela tratou sobre o texto bíblico escolhido para iluminar a Campanha da Fraternidade de 2023, o texto de Mateus. E o bispo de Juazeiro, na Bahia, dom Carlos Alberto Breis, tratou sobre o tema da fome a partir de textos do Magistério da Igreja.

O segundo dia do Seminário pode ser acompanhado na íntegra em:

 

Por CNBB Nacional