‘Construindo o Bem Viver, escutar os clamores partilhar as resistências’: com este tema a Cáritas Brasileira realizou entre os dias 14 e 16 de setembro, na cidade de Salvador (BA), o Intercâmbio Nacional de Juventudes. O evento reuniu jovens de todo o país e a Rede Cáritas de Santa Catarina esteve representada pelos jovens Luiz Carlos Correa, da Cáritas Diocesana de Lages, e Daiane Possamai, da Cáritas Diocesana de Criciúma.

De acordo com a assessora da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, Joseanair Hermes, os dois jovens foram indicados pelas entidades membros da Rede Cáritas Santa Catarina em diálogo a partir do Fórum Regional da Cáritas, em junho de 2018. “Na reunião do Fórum Regional da Cáritas o Intercâmbio foi um dos temas de diálogo e foi realizada uma consulta com as entidades membros que possuem jovens em suas ações e que poderiam participar do encontro em Salvador. Após as indicações dos jovens representantes, no Encontro Regional de Juventudes realizado pela Cáritas Santa Catarina no início de setembro de 2018, foi retomado o diálogo, desta vez com a juventude, e na celebração final o Luiz e a Daiane foram enviados para o Intercâmbio”, contou Joseanair.

Luiz Carlos e Daiane. Foto: Cáritas SC/Divulgação

Segundo o jovem Luiz Carlos, o intercâmbio de juventudes da Cáritas foi uma experiência incrível. “Nas terras místicas e históricas de Salvador (BA), nos empoderamos para sermos protagonistas da resistência, rezamos a vida, discutimos as realidades duras da nossa difícil conjuntura e partilhamos nossos sonhos. Esse intercâmbio e essa partilha de realidades nos ensinou a pensar ações com as juventudes nas Dioceses. As conversas serviram para pensar ações concretas e maneiras de conduzir um encontro diocesano. Salvador significou o início de um novo tempo,  o tempo do esperançar”, relatou o jovem.

Já para Daiane Possamai, o Intercâmbio foi um tempo de lembrar com alegria as muitas luzes que já se acenderam, se acendem e se acenderão em nossa caminhada. “A Baía de Todos os Santos foi a casa de todas as juventudes, neste Intercâmbio Nacional de Juventudes da Cáritas Brasileira. Nos tempos difíceis em que vivemos, os gritos das e dos jovens de todos os cantos do Brasil denunciam as violências, as violações de direitos, a ausência de políticas públicas e tudo mais que nos impede de ter vida em abundância. Depois da intensidade da vivência com a comunidade local, das trocas culturais e dos novos sonhos e significados, volto para meu chão, com a bonita certeza de que somos muitas e muitos ousando sonhar, lutar e construir o Bem Viver”, declarou Daiane.

Ao final do Intercâmbio Nacional de Juventudes da Cáritas Brasileira, os jovens escreveram uma mensagem denunciando a violência e anunciando o Bem Viver como caminho para outras relações. Leia a carta na íntegra clicando aqui.