Almir Franco de Sá Barbuda, ex-Cônsul-Geral em Washington, Estados Unidos, entregou às 11h desta segunda-feira, suas credenciais ao Papa Bento XVI.

A audiência com o Papa durou vinte minutos. Parte deles dedicada a uma conversa privada entre o novo Embaixador e Bento XVI.

Em seu discurso ao Papa, o novo Embaixador destacou a honra em representar o governo de “uma nação com mais de 68% de população católica, a maior do mundo em número de fiéis, e com o maior episcopado dos cinco continentes”.

Os 185 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano também foram lembrados no contexto do Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado em 2008 e promulgado em 2010, que passou a regulamentar o relacionamento entre os dois Estados.

A realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013, também foi destacada pelo novo Embaixador.

– Temos consciência da importância deste acontecimento para a Igreja Católica e para os jovens católicos de todo o mundo e nos sentimos especialmente privilegiados ao vermos escolhido o Rio de Janeiro. O evento coincide com a ascensão de um Brasil novo, com menos desigualdades e com grande otimismo e fé no seu destino. O tema central escolhido por Vossa Santidade não poderia, portanto, ser mais oportuno e ter mais eco junto ao povo e, sobretudo, junto à juventude brasileira, que sem dúvida acorrerá com grande devoção e entusiasmo ao chamado de Vossa Santidade: ´Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações´. O terreno é bastante fértil para frutificar em terras brasileiras e em terras do continente americano, onde vive quase a metade da população católica do mundo -, referiu Sá Barbuda.

Sobre as transformações pelas quais o Brasil tem passado nos últimos anos, o novo Embaixador lembrou que ainda há muito trabalho por ser feito para garantir a qualidade de vida dos 190 milhões de brasileiros. Contudo, destacou a vocação brasileira de mediador internacional.

– “O Brasil, assim como a Santa Sé, tem procurado marcar sua atuação por iniciativas em favor da paz e de atos de solidariedade em relação a países de menor desenvolvimento, bem como por estreitar ainda mais as relações com seus vizinhos sul-americanos e com a África – continente que tanto contribuiu para a formação cultural e étnica do povo brasileiro – justamente as regiões onde é mais acentuada e ascendente a presença da Igreja Católica.

O Brasil no Vaticano

A Embaixada do Brasil é uma das 174 representações diplomáticas estrangeiras acreditadas junto à Santa Sé. De acordo com informações do site da Embaixada – vatemb.it – a “missão fundamental é representar o Governo brasileiro junto à Sé Apostólica e à Ordem de Malta, acompanhar a atuação do Papa e informar sobre o posicionamento da Santa Sé com relação a assuntos relevantes da atualidade, procedendo à análise de seus desdobramentos de cunho político”.

Rádio Vaticano