Nesta Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, o bispo diocesano, Dom Frei Severino Clasen, concedeu uma entrevista coletiva sobre a quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2018 que tem como tema, “Fraternidade e superação da violência”, e com o lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.

A coletiva realizou-se na Mitra Diocesana de Caçador e contou com a participação de representantes da Associação Maria Rosa, que trabalha com mulheres vítimas de violência doméstica.

A Campanha

Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e realizada no período da Quaresma, a CF envolve todas as comunidades cristãs católicas do Brasil. Deseja-se refletir a realidade da violência, rezar por todos os que sofrem violência e unir as forças da comunidade para superá-la. Pretende-se, ainda, lançar um olhar para os impasses que, há décadas, dominam as políticas públicas de segurança.

Ações de superação da violência

No texto-base da Campanha da Fraternidade 2018, sugere-se que a superação da violência será de diversos modos:

– Na relação com o outro.

– No cuidado, no jeito de agir, perdoar, amar, viver e ouvir.

– Na cultura da paz, que acontece em todas as realidades da vida, na relação com todos os seres.

– Na família, o primeiro lugar onde o ser humano aprende a se relacionar.

– Na conversão pessoal e social, nas mudanças de atitudes e comportamentos, na oração e na espiritualidade, principalmente no tempo da Quaresma.

Confira aqui mais fotos.

Assista a coletiva na íntegra.