A parte da manhã do primeiro dia da 2ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2018, que acontece em Chapecó (SC), foi dedicada ao aprofundamento e leitura orante da parábola do ‘Bom Samaritano’ (Lc 10, 25-37). O texto do Evangelho de São Lucas, escolhido pela 51ª Assembleia Regional de Pastoral como paradigma metodológico norteador para a elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional, foi trabalhado pelo mestre em Bíblia e padre da arquidiocese de Florianópolis, padre Siro Manoel de Oliveira.
“A parábola do Bom Samaritano é a autobiografia de Jesus”. Segundo padre Siro Manoel de Oliveira, todo o Evangelho de Lucas tem como fio condutor a misericórdia. “O estilo de escrita de Lucas é de deixar de boquiaberta. Zacarias e Isabel, José e Maria e o papel das mulheres na missão de Jesus, são exemplos desse Deus misericordioso apresentado pelo evangelista”, ressaltou.
De acordo com padre Siro, “se não há compaixão não seremos como o Bom Samaritano”. O padre continuou dizendo que a compaixão faz agir. “Jesus, como o Bom Samaritano, é aquele que vê e tem compaixão. Esse também deve ser o papel da Igreja em Santa Catarina. Ser Samaritana, ver, ter compaixão e agir”, declarou.
Diretrizes da Ação Evangelizadora
Durante a 51ª Assembleia Regional de Pastoral, realizada em Agosto de 2018 na cidade de Lages (SC), foram definidos os procedimentos de construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 4 da CNBB (2020-2023) e da avaliação do vigente Plano Regional de Pastoral (2015-2019).
Na metodologia Ver-Julgar-Agir e um paradigma metodológico, a estruturação das Diretrizes da Ação Evangelizadora começa a ser construída durante esta 2ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral com o aprofundamento do paradigma metodológico e uma visualização do papel da Igreja no mundo urbano, que será o plano de fundo das novas Diretrizes. Ainda na parte da tarde de hoje (15), com a colaboração do doutor e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Elson Manoel Pereira, será apresentado aos participantes da reunião um panorama do mundo urbano vivido no território catarinense.