8 Virtudes de São José que todo cristão deveria imitar

O Ano de São José nos impulsiona a buscar a santidade, primeira vocação de todo cristão, como nos explica o Catecismo da Igreja Católica:

2013. «Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade» (68).  Todos são chamados à santidade: «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito» (Mt 5, 48).

«Para alcançar esta perfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que Cristo as dá, a fim de que […] obedecendo em tudo à vontade do Pai, se consagrem com toda a alma à glória do Senhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidade do povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com a vida de tantos santos» (69).

Para seguirmos esse propósito de Deus, nada melhor do que termos um sinal de que é possível viver esse chamado. Isso acontece quando meditamos a vida de São José. Por isso, confira 8 virtudes do pai adotivo de Jesus que todo cristão deveria seguir!

1- Intimidade com Deus

São José teve uma grande responsabilidade de ser pai adotivo de Jesus, um chamado tão sublime que só pela graça de Deus conseguimos adentrar. Nesse chamado, percebemos a intimidade de Deus com José e vice-versa. Deus chama os que estão perto de ti, para ser sinal de amor e misericórdia no mundo.

2- Pureza

São José viveu o que mais tarde Jesus vai pregar como as bem-aventuranças: “Felizes os de coração puro, porque verão a Deus.” (Mt 5,8)

A pureza de São José é uma virtude que se destaca. Ao ser escolhido por Deus para ser esposo da Virgem Maria e compreendendo a Santidade que pairava em Nossa Senhora, a respeitou, cuidou, amou verdadeiramente e não teve relação sexual com ela, pois, entendia que ela era separada, destinada apenas a Deus.

3- Fé

A Fé de São José foi tão fecunda que acreditava profundamente em como Deus se comunicava com ele, através dos sonhos. (Mt 2,19)

4- Justiça

São José foi justo e quando não entendeu o que se passava com Maria, não a julgou, mas a deixou em segredo para que ela não fosse prejudicada. (Mt 1,19)

5- Caridade

São José entregou toda sua vida ao próximo, à virgem Maria e Jesus dedicou até seu último suspiro parar amar, proteger e cuidar dos dois.

6- Fortaleza

Essa é uma das quatro virtudes cardeais e é a base para enfrentarmos grandes adversidades. Através dela nos preparamos para enfrentar os desafios da vida, desafios esses que São José  com coragem encarou como a gestação de Maria, a fuga para uma terra desconhecida.

7- Fidelidade

São José não abandonou os planos de Deus pelo caminho, foi fiel a eles, à Maria, a Jesus, à sua vocação.

8- Obediência

Mesmo sem entender, seguir as orientações de Deus. Um desafio, né? Desafio esse que São José cumpriu admiravelmente.

Publicado originalmente pela coluna 'Crescendo na Fé' do Portal A 12.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› » 

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This