“Migração, acolhida e pandemia” foi tema do II Encontro Regional do SPM SC

Com a pandemia instaurada e sem previsão para o seu fim, o Serviço Pastoral dos Migrantes de Santa Catarina adaptou seu II Encontro Regional para o formato virtual e contou com a presença, em média, de 40 pessoas no dia 15 de agosto. Previsto antes do isolamento social, o momento aconteceria de forma presencial na cidade de Lages, que receberia representantes que atuam com a migração em todo o estado de Santa Catarina.

Com a adaptação do evento para a forma remota, foi possível contar também com a presença de autoridades da Defensoria Pública da União, Polícia Federal, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Os participantes do encontro, que representaram as seis mesorregiões do estado, tiveram um momento de formação no período da manhã, com palestras e debate. Começou com uma análise das migrações históricas e recentes em Santa Catarina, para melhor entendermos o cenário atual, com a fala da prof.ª Dr.ª Gláucia de Oliveira Assis, coordenadora do Observatório das Migrações de Santa Catarina/UDESC. Em seguida, foi a vez da prof.ª Dr.ª Maria Helena Lenzi, coordenadora do curso de Geografia/UFSC, apresentar o tema “A parceria entre universidade e Pastoral do Migrante”, já que possui um projeto de extensão vinculado ao SPM SC sobre o direito à cidade para migrantes. Por fim, encerrando as palestras, a Defensora Pública da União, Vanessa de Almeida Barossi, apresentou sobre a luta pela garantia de direitos através da instituição e, então, o encontro seguiu para o debate.

Já no segundo bloco, à tarde, houve debate do Projeto de Lei que tramita na ALESC sobre a migração em Santa Catarina. O responsável pela apresentação deste PL foi o parlamentar Deputado Fabiano da Luz e seu assessor Marcel Salomon.

Deputado Fabiano da Luz apresenta o PL 0464.7/2019

Por fim, a apresentação de cada uma das seis mesorregiões do estado se deu através dos representantes sobre como realizam o atendimento a migrantes nesse período de pandemia.

Apresentação da cidade de Rio do Sul, representando a mesorregião do Vale do Itajaí

A mediação nesse momento foi feita pelo representante do SPM Nacional, Roberto Saraiva, que destacou a importância de todos os presentes em prol da migração, seja na atuação de quem faz parte da igreja, da sociedade civil ou universitários. Enfatizou ainda que “a Pastoral do Migrante é uma ação da Igreja Católica que une todos os povos, crentes e não crentes, mas que tenham fé no ser humano para ajudar uns aos outros”. Foi nesse espírito que encerrou-se o II Encontro Regional do SPM SC e a gratidão pela equipe organizadora veio de todos os participantes.

Equipe do SPM SC organizadora e realizadora do evento

Com informações do Serviço Pastoral do Migrante em Santa Catarina.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This