É tempo de Cuidar: CNBB Sul 4 e Cáritas iniciam articulação da Ação Solidária Emergencial em Santa Catarina

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início no Domingo da Páscoa, 12 de abril, à Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma iniciativa nacional que tem como lema ‘É tempo de cuidar’ e busca estimular a solidariedade, por meio de gestos concretos, como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Para a Igreja em Santa Catarina, esta semana foi inteiramente de articulação com as Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB e Rede Cáritas para o desenvolvimento da ação. Em reunião on-line, na última terça-feira (14), entre equipe de colaboradores e presidência do Regional Sul 4 da CNBB, foi evidenciada a necessidade de organização desta Ação, levando em conta as muitas ações já existem nas dioceses e paróquias catarinenses.

O bispo de Caçador e presidente da CNBB Sul 4, dom frei Severino Clasen, alertou que esta ação não é uma substituição daquilo que já vem acontecendo em favor dos mais necessitados em Santa Catarina, mas é uma forma de organizar e adequar, nestes tempos de pandemia, todas as atividades. “É tempo de solidariedade. Precisamos unir forças, caminhar juntos e dar visibilidade às nossas ações para que sirvam de inspiração para um clima de mais fraternidade entre as pessoas. Essa ação é realmente emergencial diante da gravidade dos dias difíceis que viveremos nos próximos meses devido ao coronavírus”, declarou o bispo.

Articulação local – Um dos encaminhamentos desta primeira reunião foi a realização de uma conversa com os Coordenadores Diocesanos de Pastoral das dez dioceses catarinenses, realizada na quarta-feira, 15 de abril. Nesta conversa foi apresentada as instruções de como pensar e organizar a ação emergencial, levando em conta os cuidados sanitários e de higienização, por exemplo, que uma campanha deve ter para que não se tenha contagio pelo COVID-19, de quem doa, do voluntário e de quem receber uma doação.

Cada Coordenador Diocesano de Pastoral ficou responsável por mapear as campanhas e atividades solidárias que já existem e as demandas e vulnerabilidades de cada região do estado, no desejo de que esta Ação Emergencial atenda às reais necessidades locais.

Na tarde de ontem (16) foi a vez da Rede Cáritas em Santa Catarina se encontrar para refletir e pensar a Ação Emergencial em conjunto com as Dioceses. Presente em seis Dioceses catarinenses, a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina também se comprometeu com o exercício de mapear ações existentes e demandas locais. Os participantes da reunião evidenciaram ainda a necessidade de destacar a incidência política e a garantia de direitos como uma das prioridades desta Ação.

Na próxima segunda-feira, 20 de abril, é a vez das equipes diocesanas de articulação das Pastorais Sociais se encontrarem para aprofundarem o tema.

Comunicação – Se você já realiza ou conhece alguma campanha ou ação solidária na sua diocese, paróquia e comunidade, faça o registro desta atividade no formulário de cadastro oficial da Ação Emergencial clicando aqui. Você também pode enviar fotos e vídeos para o whatsapp da Cáritas SC (48) 99829-2008 e postar em suas redes sociais utilizando as hastags #tempodecuidar #CNBBSul4 #CNBBcovid19 e #Caritasoncovid19.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2020› » 

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This