Papa Francisco afirma ser possível receber o perdão sem a presença de um padre

Nestes tempos de emergência devido a pandemia do COVID-19, em que todos somos convidados ao distanciamento social para evitar o contágio, é útil lembrar a riqueza da tradição da Igreja. O meio normal para se reconciliar com Deus, e com os irmãos, é através da confissão individual, realizada diante de um sacerdote. Mas o Papa Francisco, durante a homilia da missa na Casa Santa Marta, no último dia 20 de março, recordou que existe um outro meio. Qual é? A contrição perfeita que, inclusive, perdoa os pecados graves, mortais.

O Santo Padre se referiu aos números 1451 e 1452 do Catecismo da Igreja Católica, promulgado por São João Paulo II e redigido sob a orientação de Joseph Ratzinger, naquela época prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, hoje, o Papa Emérito Bento XVI. O Catecismo, citando o Concílio de Trento, ensina que entre os atos do penitente, a “contrição” ocupa o primeiro lugar. Ela é uma dor da alma e uma reprovação do pecado cometido, com o propósito de não mais pecar no futuro.

“Eu sei que muitos de vocês se confessam para a Páscoa a fim de se reconciliar com Deus”, disse o Papa. “Mas muitos me dirão hoje: ‘Mas, padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor? Não se pode sair de casa! E eu quero fazer as pazes com o Senhor, quero que Ele me abrace, que o meu pai me abrace. O que posso fazer se não encontro um sacerdote?’ Você faz o que diz o Catecismo”, replicou.

“É muito claro: se você não encontra um sacerdote para se confessar”, explicou o Papa, “fale com Deus, ele é seu Pai. Diga-lhe a verdade: “Senhor, eu fiz isso e aquilo. Perdoa-me”. “Peça-lhe perdão de todo o coração, com o Ato de Contrição e prometa-lhe: “Depois, eu vou me confessar, mas perdoa-me agora”. E logo você retornará à graça de Deus. Você mesmo pode se aproximar, como o Catecismo nos ensina, do perdão de Deus sem ter um sacerdote. Pensem nisso: este é o momento! E este é o momento certo, o momento oportuno. Um Ato de Contrição bem feito e a nossa alma se tornará branca como a neve”, afirmou o Papa.

CNBB Sul 4 com informaçòes do Vatican News.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This