Planejamento Pastoral, CF 2020 e Sínodo da Amazônia foram destaques em reunião do Conselho Regional de Pastoral

Animar, articular, refletir e planejar – Foram com estes objetivos que lideranças da Igreja em Santa Catarina se reuniram nos dias 5 e 6 de março, em Joinville (SC), para a primeira reunião do Conselho de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2020. Cerca de 80 pessoas, dentre bispos; coordenadores diocesanos de pastoral; ecônomos diocesanos e coordenadores diocesanos das pastorais, movimentos, serviços e organismos, participaram do evento realizado no Centro de Formação Monsenhor Sebastião Scarzello.

Na parte da manhã de ontem (05), o espaço foi de aprofundamento da temática proposta pela Campanha da Fraternidade 2020, evidenciando o compromisso do cuidado com a vida. Dois eixos foram elencados: a prevenção do suicídio e o acompanhamento de pessoas enfermas de Aids.

Rafael Salvador Regiani, de Cariacica (ES), baseado no texto-base da Campanha da Fraternidade 2020, levou os participantes do Conselho a pensarem o acompanhamento, enquanto Igreja, às pessoas enfermas de Aids. “A partir da realidade das pessoas que vivem com o HIV e os últimos dados em Santa Catarina, apresentamos a missão da Pastoral da Aids como um braço da Igreja que é um serviço de ajuda para essas pessoas na reinserção social para que tenham vida em plenitude a partir da sua auto percepção e aceitação”, relatou o assessor.

Assessorias – Conselho Regional de Pastoral

Na parte da manhã de hoje (05), os membros do Conselho Regional de Pastoral participaram de um painel temático de aprofundamento da Campanha da Fraternidade 2020. Rafael Salvador Regiani, de Cariacica (ES), aprofundou sobre a defesa da vida e o acompanhamento de pessoas enfermas de AIDS. Saiba um pouco mais no vídeo. #cnbbsul4

Posted by CNBB Regional Sul 4 on Thursday, March 5, 2020

De acordo com padre Almir José ramos, da Arquidiocese de Florianópolis, é importantíssimo discutir as questões ligadas à prevenção de suicídio levando em conta o aumento do número de casos em Santa Catarina. “O suicídio é uma preocupação da Igreja. A discussão em torno desta problemática é necessária para que tenhamos elementos para ajudar estas pessoas que perderam o sentido da vida e a criação de medidas de prevenção e alternativas para atendê-las”, declarou.

Assessorias do Conselho Regional de Pastoral em Joinville

Na parte da manhã de hoje (05), os membros do Conselho Regional de Pastoral participaram de um painel temático de aprofundamento da Campanha da Fraternidade 2020. Padre Almir, de Florianópolis (SC), aprofundou sobre a defesa da vida e o aumento no caso de suicídios em Santa Catarina e no Brasil. Saiba um pouco mais no vídeo. #cnbbsul4

Posted by CNBB Regional Sul 4 on Thursday, March 5, 2020

Franklin Machado, assessor de Imprensa. Foto: Carla Oliveira/CNBB Sul 4.

Plano de atividades – Na parte da tarde do primeiro dia do encontro o espaço foi de planejamento. O assessor de imprensa do Regional, Franklin Machado, apresentou o formulário on-line de preenchimento do Plano de Atividades das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. É a primeira vez que os planos de ações das pastorais, movimentos, serviços e organismos do Regional irão utilizar de ferramentas de preenchimentos de formulários do portal cnbbsul4.org.br para este tipo de atividade. As ações do plano serão baseadas nos encaminhamentos práticos das Diretrizes e terão vigência até o ano de 2023.

Também a Comissão Pastoral para a Juventude do Regional apresentou aos conselheiros os desafios da evangelização da juventude na atualidade e o desejo da criação de um projeto estadual de evangelização, envolvendo todas as expressões juvenis em Santa Catarina.

Padre Agenor Brighenti. Foto: Eduardo Schmitz.

Sínodo para a Amazônia – A manhã do segundo dia do evento foi dedicada ao estudo e partilha do relatório final do Sínodo Especial para a Amazônia e a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Querida a Amazônia”. Assessorou o momento o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e padre da Diocese de Tubarão, Agenor Brighenti. O padre, que foi um dos peritos do Sínodo realizado em outubro de 2019, apresentou os eixos principais dos dois documentos e fez a ligação da realidade catarinense com os indicativos dos textos.

“A Exortação não pode ser lida separada ou ignorando o relatório final do Sínodo. A partir do relatório o Papa escreveu na exortação alguns sonhos que precisamos trazer para a nossa realidade. O cuidado com a Casa Comum e o compromisso com uma conversão ecológica também deve ser vivenciada por cada uma de nossas comunidades e não apenas pela igreja na Amazônia”, declarou padre Agenor.

Próximos eventos do Regional – Neste ano de 2020, o Regional Sul 4 da CNBB celebra os 50 anos de sua instalação. Em julho, dia 13, na catedral de Florianópolis (SC), juntamente com a presidência da CNBB nacional, os secretários-executivos dos 18 regionais e representações de todas as dioceses catarinenses para uma celebração especial que marcará o ano jubilar. Já em agosto é a vez da 54ª Assembleia Regional de Pastoral, em Lages (SC). Setembro e outubro acontece a Visita Ad Limina Apostolorum, onde os bispos catarinenses se encontrarão com o Papa Francisco. Encerrando as atividades do ano, em novembro acontece a segunda reunião anual do Conselho Regional de Pastoral em 2020, na Diocese de Criciúma. Acompanhe outras informações e notícias da Igreja em Santa Catarina no portal cnbbsul4.org.br ou em nossas Redes Socias.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This