Presidente do Regional Sul 4 da CNBB envia mensagem de Feliz Natal

O bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), dom frei Severino Clasen, ofm, enviou uma mensagem de Feliz Natal a todos os bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e cristãos leigos e leigas da Igreja em Santa Catarina. Com o título ‘Natal, a busca da paz’, dom Severino convidou a todos, neste tempo de espera da chegada do Menino Deus, para uma contemplação do mistério do presépio para a conquista da paz em nossos tempos. Leia a mensagem na íntegra:

Natal, a busca da paz

E Deus se encarnou! Sua luz brilhou e os pastores, primeiros destinatários da mensagem se encheram de alegria e de paz. Não precisamos temer, a luz do presépio tem a energia para iluminar em todos os dias da nossa vida.

Ao contemplarmos o presépio, obra criativa apresentada por São Francisco de Assis em Greccio, 1223, na Itália, revela a festa de toda a criação. Todas as criaturas marcam presença no nascimento de Jesus. A integração com toda a criação revela o amor a Deus pelas obras criadas por Ele. Destruir, intoxicar, queimar em vista de lucros mercantilistas é um desagravo ao Senhor da criação. Para superar a onda de destruição e de ódio que explodiu em muitos lares e ruas no ano de 2019, deve ser contido e desfeito pelo diálogo, pela reconciliação e conversão ecológica. O primeiro anúncio do nascimento de Jesus foi aos pastores de Belém, logo os reis magos do oriente também se fizeram presentes e celebraram a vinda do salvador feito homem na grutinha de Belém, a “casado pão”.

A fonte da paz está no Deus que nasce e se encarna para estar conosco. Nós queremos Deus, não podemos imaginar o mundo sem Deus, ai tudo estará perdido. Diz o Papa na sua mensagem de início de ano: “A paz é um bem precioso, objeto da nossa esperança; por ela aspira toda a humanidade… Assim, a esperança é a virtude que nos coloca a caminho, dá asas para continuar, mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis”.

A ausência da paz é o ódio que se instala e as guerras são construídas, diz o Papa: “Sabemos que, muitas vezes, a guerra começa pelo fato de não se suportar a diversidade do outro, que fomenta o desejo de posse e a vontade de domínio. Nasce, no coração do homem, a partir do egoísmo e do orgulho, do ódio que induz a destruir, a dar uma imagem negativa do outro, a excluí-lo e cancelá-lo. A guerra nutre-se com a perversão das relações, com as ambições hegemónicas, os abusos de poder, com o medo do outro e a diferença vista como obstáculo; e simultaneamente alimenta tudo isso”.

«Não podemos permitir que as atuais e as novas gerações percam a memória do que aconteceu, aquela memória que é garantia e estímulo para construir um futuro mais justo e fraterno. Como eles, há muitos, em todas as partes do mundo, que oferecem às gerações futuras o serviço imprescindível da memória, que deve ser preservada não apenas para evitar que se voltem a cometer os mesmos erros ou se reproponham os esquemas ilusórios do passado, mas também para que a memória, fruto da experiência, constitua a raiz e sugira a vereda para as opções de paz presentes e futuras.

Este caminho de memória e de reconciliação, diz Francisco, inclui também escuta e contemplação do mundo que nos foi dado por Deus, para fazermos dele a nossa casa comum. De fato, os recursos naturais, as numerosas formas de vida e a própria Terra foram-nos confiados para ser «cultivados e guardados» (cf. Gn 2, 15) também para as gerações futuras, com a participação responsável e diligente de cada um. Além disso, temos necessidade duma mudança nas convicções e na perspectiva, que nos abra mais ao encontro com o outro e à recepção do dom da criação, que reflete a beleza e a sabedoria do seu Artífice”.

Que em 2020, tenhamos forças, determinação e sensibilidade cristã para reconstruir a paz e a fraternidade com as luzes do natal.

Que Maria, Mãe do Príncipe da paz e Mãe da humanidade, nos estimule para sermos construtores do bem viver e desfrutamos da paz que o anjo anunciou na noite de natal para os pastores em Belém.

Dom Frei Severino Clasen, ofm

Bispo Diocesano de Caçador

Presidente do Regional Sul 4 da CNBB

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2020› » 

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This