Começa em Lages (SC) o Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2020

Começou na noite desta sexta-feira, 29 de novembro, o Seminário da Campanha da Fraternidade 2020 do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com a presença de representantes das dez dioceses catarinenses, o Seminário é um espaço de formação e estudo sobre a temática trazida pela Campanha que, anualmente, é realiza em toda a Igreja no Brasil.

Padre Danilo Vitor Pena. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

Em 2020, a Campanha da Fraternidade terá como tema ‘Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso’ e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). O evento, que acontece no Centro de Formação Católica de Lages (SC), vai até o próximo domingo, 01 de dezembro, e contará com a assessoria do padre Danilo Vitor Pena, da diocese de Jacarezinho (PR) e doutorando na PUC-PR. Durante o processo de formação, padre Danilo utilizará a proposta metodológica proposta pelo Texto-Base da Campanha, Ver-Julgar-Agir.

A primeira noite do Seminário teve início com um momento de espiritualidade motivado a partir dos verbos do lema da Campanha (ver, sentir e cuidar). Logo após, padre Danilo fez uma breve introdução sobre os objetivos e as transversalidades com a parábola do Bom Samaritano, a caminhada da Igreja no Brasil, a vida de santa Dulce dos Pobres e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, que a  Campanha da Fraternidade traz em 2020.

A Campanha da Fraternidade – Nascida por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, arquidiocese de Natal (RN), a Campanha da Fraternidade é uma expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida por todas as dioceses do Brasil, a Campanha da tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

  • Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
  • Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

Texto-Base – Cada participante do Seminário Regional recebeu um exemplar do Texto-Base que faz parte do material formativo da Campanha, disponibilizado para compras no site das Edições CNBB.

Confira outras notícias e fotos do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade através das redes Sociais do Regional Sul 4 da CNBB.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This