Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina: Evangelização e o mundo urbano

A parte da tarde do primeiro dia (23) da 52ª Assembleia Regional de Pastoral da CNBB Sul 4 foi dedicada ao estudo e revisão da segunda versão do texto mártir da Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina, tema central do encontro. O texto, que vem sendo construído desde a última Assembleia, em agosto de 2018, é baseado no texto das Diretrizes da CNBB nacional com adaptações para a realidade social e eclesial catarinense.

As novas Diretrizes irão nortear todo o trabalho evangelizador no Regional, nas dioceses, paróquias e comunidades eclesiais de base durante os próximos quatro anos (2020-2023). O pano de fundo do texto que está sendo construído é a evangelização no mundo urbano, entendo esse mundo com uma cultura que está no campo e na cidade. Também foi escolhida a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), como paradigma metodológico de todo o processo de construção.

O texto mártir foi dividido em objetivo geral, introdução, proêmio, capítulo 1 (ver), capítulo 2 (julgar), capítulo 3 (agir) e conclusão. Após a apresentação de cada parte, os integrantes da Assembleia podem fazer sugestão de inclusão, alteração e supressão de trechos do texto. O objetivo é que as Diretrizes sejam aprovadas ainda durante a Assembleia. Na parte da tarde de hoje (23) foram estudados o proêmio e capítulo 1.

Proêmio – A segunda versão do texto mártir das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina conta com um proêmio, um texto introdutório, que tem como título ‘O encontro com Deus e a ação evangelizadora no mundo urbano’. Durante a Assembleia, padre Marcio Martins da diocese de Caçador, ajudou os participantes a refletir e colaborar na construção do texto. De acordo com o padre, o texto traz um conjunto de indicações para uma ação evangelizadora que nasce de um encontro e promove um encontro com Jesus Cristo.

Ver – O primeiro capítulo do texto mártir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina traz um olhar para a realidade catarinense no que se refere ao mundo e a cultura urbana, elencando os desafios da cidade e a lógica de uma nova cidade que seja de direito de todos. Padre Celso Santos, da diocese de Caçador, trouxe alguns conceitos do texto que tem como título ‘Um olhar sobre Santa Catarina’.

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

Diretrizes da Igreja no Brasil – Antes de começarem os trabalhos com as Diretrizes do Regional Sul 4, os participantes da Assembleia Regional de Pastoral refletiram sobre os principais conceitos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil com a colaboração do padre da diocese de Chapecó, Edivandro Luiz Frare. As Diretrizes, aprovadas durante 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), indicam uma conversão pastoral e a criação de pequenas comunidades eclesiais missionárias.

De acordo com padre Edivandro, as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora é um bonito resgate da ideia de comunidades trazidas pelo Concílio Vaticano II. “As Diretrizes trazem a ideia de uma casa com pilares. Essa casa não quer indicar um lugar, mas a proximidade entre as pessoas, a valorização de um espaço mais includente e relacional, composta por pessoas que se reúnem”, declarou.

O padre ainda trouxe um gráfico apresentando marcas que as comunidades devem ser: espaço do encontro com Deus, lugar da ternura, lugar das famílias e de portas sempre abertas; e como elas se sustentam: ouvindo a palavra e crescendo na fé, celebrando a Eucaristia e rezando, com amor ao próximo e irradiando alegria.

Você pode acompanhar todas as notícias da 52ª Assembleia Regional de Pastoral no site e redes sociais do Regional Sul 4. Fotos, entrevistas e vídeos para deixar você conectado com os principais momentos do evento.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This