Chapecó realiza abertura das Santas Missões Populares e Jubileu Diocesano

Com cerca de 450 lideranças das 40 paróquias da diocese, foi realizada no sábado, 30 de setembro, em Xanxerê (SC), a abertura oficial do Jubileu que celebrará os 60 anos da diocese de Chapecó (2017-2019). A ocasião marcou a formação e envio das lideranças para o processo de Santas Missões Populares que serão vivenciadas neste período a partir das diferentes realidades paroquiais.

Com o lema “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor”, baseado em Isaías 2,5, é tempo de lançar as redes para uma Igreja em saída, como nos pede Papa Francisco e recordou o bispo diocesano dom Odelir Magri, em sua fala inicial. Inspirado pela passagem do “jovem rico”, em Marcos 10,17-22, que pergunta a Jesus o que fazer para herdar a vida eterna, o bispo provocou os participantes a refletirem o que Jesus espera de cada um e de cada uma. Para ele “a assembleia diocesana, ao final deste processo, é para respondermos o que ainda podemos fazer, o que nos falta, no que podemos melhorar. Mas, que ela não seja uma resposta só nossa, mas uma resposta iluminada por Deus a partir do nosso lema. Que o Senhor nos guie nestes três anos para que possamos juntos buscar essa resposta. A minha intenção é que no início destas Santas Missões Populares possamos imaginar que este vai ser um tempo em que cada um fará, de algum modo, um encontro com este Jesus. Não apenas no sentido pessoal, mas também em nossas realidades: na comunidade, nas paróquias, nos grupos ou organizações em que participamos”.

A assessoria do encontro foi do presidente da Comissão Missionária Nacional (COMINA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Farias, bispo auxiliar de Belém (PA). Em sua fala, dom Esmeraldo destacou a importância do testemunho em todo o processo de missão, o qual deve levar-nos além do conforto: “Só posso ser Igreja em saída quando aprendo a sair de mim mesmo, pois há muita coisa que nos amarra em nós, em nossas comunidades e seguranças”. Segundo ele, não se deve esquecer que “a missão vem de Deus e somos apenas colaboradores e colaboradoras deste projeto”.

Cada paróquia recebeu a vela, símbolo do jubileu, e o cartaz (banner) das Santas Missões Populares para uso nas atividades que seguem até o ano de 2019.

 

Assessoria de Comunicação/Diocese de Chapecó

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This