Começa VI Congresso Teológico da FACASC

Com o tema ‘Reforma 500 Anos – Protestantes e Católicos ontem e hoje’, teve início na noite desta segunda-feira (18) o VI Congresso Teológico da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). O evento, que acontece até o próximo dia 20 de setembro na sede da faculdade em Florianópolis (SC), conta com mesas redondas, conferências, comunicações  e seminários no intuito de aprofundar a reflexão e o diálogo diante das comemorações acerca dos 500 anos da Reforma Protestante.

Padre Edinei. Foto: Franklin Machado/Divulgação

Segundo o diretor da FACASC e coordenador do congresso, padre Edinei da Rosa Cândido, o evento foi pensado na expectativa de ser uma oportunidade de movimentação reflexiva dentro do mundo acadêmico acerca dos 500 anos da Reforma. ‘Esperamos oferecer aos participantes um momento sério, lançando algumas pistas para a temática a ser trabalhada, olhando para o passado, na expectativa do futuro. Durante o Congresso a temática será trabalhada a partir do eixo doutrinal, bíblico e patrístico que irão abrir os horizontes para um conhecimento maior do pensamento reformista, não apenas luterano, mas também católico’, declarou.

Dom Rafael e Pastor Inácio. Foto: Franklin Machado/Divulgação

Para o bispo de Blumenau (SC) e referencial da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Rafael Biernaski, este é um espaço muito importante para rever alguns aspectos de comunhão, unidade e crescimento. ‘O VI Congresso Teológico é um momento ímpar para uma riqueza de complementaridade dos aspectos teológicos que ajuda a nos recolocar em comunhão histórica’, disse o bispo.

Também esteve presente na cerimônia de abertura o pastor luterano Inácio Lemke, do Sínodo Norte Catarinense. De acordo com o pastor o evento marca um tempo em que as Igrejas Cristãs descobrem novamente uma aproximação. ‘Este ano de comemorações nos propôs uma oportunidade de olhar nossas semelhanças e desconstruir nossas diferenças. É no diálogo, em espaços como o deste congresso, que podemos refletir a nossa caminhada’, completou pastor Inácio.

O evento conta com a participação de pesquisadores e interessados da área, dentre eles alunos e ex-alunos da FACASC. Para o aluno do curso de Teologia, seminarista Mateus Gabardo Lemos, o diálogo entre as Igrejas Cristãs tem crescido nos dias atuais. ‘Este congresso vem em um momento muito especial por ajudar a trabalhar o diálogo a partir das Reformas Protestante e Católica’, comentou.

Primeira mesa redonda. Foto: Franklin Machado/Divulgação

Dentro da programação da noite de abertura do congresso aconteceu uma mesa redonda com o tema ‘O contexto reformista – uma análise de conjuntura’, tendo como expositores os professores João Klug e Valberto Dirksen da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e padre Edinei da Rosa Cândido da FACASC, e como debatedor o professor João Lupi, também da UFSC.

Confira abaixo, entrevistas e os melhores momentos da noite de abertura do VI Congresso Teológico da FACASC:

Abertura do VI Congresso Teológico da FACASC

Começa VI Congresso Teológico da Faculdade Católica de Santa Catarina. Saiba mais em: http://bit.ly/congressofacasc #facasc #vicongressoteológico #cnbbsul4

تم نشره بواسطة ‏‎CNBB Regional Sul 4‎‏ في 18 سبتمبر، 2017

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This