Cáritas Brasileira presta solidariedade às famílias atingidas por enchentes no país

Em nota divulgada na última sexta-feira (09/06), a Cáritas Brasileira reafirma o compromisso da entidade com a vida onde ela estiver ameaçada e expressa solidariedade às famílias que sofrem  neste momento com as consequências das chuvas que atingem estados do Norte, Nordeste e Sul do país.

A nota destaca que “a área de atuação do MAGRE – Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências, procura sempre contribuir para que pessoas afetadas por desastres socioambientais sejam tratadas com dignidade e como sujeitos de direitos”. Enfatiza ainda que “atualmente, famílias em diversos municípios no Brasil estão passando por situações de sofrimento, o que tem proporcionado perdas materiais, econômicas e, lamentavelmente, perdas de vidas humanas”.

Por fim, a nota pede que “o Deus da vida cumule de forças e coragem a todos e todas que se dedicam na incansável missão evangelizadora e na defesa da vida de forma incondicional”. Muitas iniciativas e campanhas de solidariedade já estão levando ajuda para os atingidos nas cidades afetadas.

Leia a nota na íntegra:

NOTA EM SOLIDARIEDADE
ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS E AFETADAS POR ENCHENTES,
INUNDAÇÕES E DESLIZAMENTOS NO BRASIL

A Cáritas Brasileira há 60 anos trabalha com afinco, cumprindo seu papel e missão pastoral em defesa da vida e em todas as suas expressões. Na área de atuação do MAGRE – Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências, procura sempre contribuir para que pessoas afetadas por desastres A Cáritas Brasileira há 60 anos trabalha com afinco, cumprindo seu papel e missão pastoral em defesa da vida e em todas as suas expressões. Na área de atuação do MAGRE – Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências, procura sempre contribuir para que pessoas afetadas por desastres socioambientais sejam tratadas com dignidade e como sujeitos de direitos.

Atualmente, famílias em diversos municípios, no Brasil, estão passando por situações de sofrimento, o que tem proporcionado perdas materiais, econômicas e, lamentavelmente, perdas de vidas humanas.

 Há situações críticas nas comunidades indígenas do município de Uiramutã, localizado no Nordeste do estado de Roraima e nos 15 municípios do estado de Pernambuco afetados por alagamentos e que decretaram estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas nos últimos dias. Só na cidade de Ribeirão, Zona da Mata Sul, em Pernambuco, quatro mil pessoas estão desabrigadas; em Alagoas 18 municípios tiveram famílias desabrigadas ou desalojadas e 17 prefeituras decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Maceió decretou estado de emergência e calamidade pública e já se somam 27,6 mil, o número de pessoas afetadas pelas chuvas e deslizamentos. A Defesa Civil diz que a situação ainda pode piorar. Em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pelo menos 40 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. O estado mais prejudicado é o de Santa
Catarina e com as chuvas atuais um frio mais intenso deve chegar à região.

Iniciativas importantes são lançadas para contribuír nas ações de socorro imediato e recuperação de vidas como: SOS Santa Catarina – lançado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina; Campanhas para arrecadação de recursos financeiros e donativos materiais – lançadas pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste II e Diocese de Rio do Sul em conjunto com a Cáritas Diocesana de Rio do Sul.

Reiteramos nossa solidariedade a todas as pessoas atingidas e afetadas, por esses eventos extremos que vem acontecendo e acompanhamos atentos às situações, por meio das equipes de Cáritas nas dioceses e localidades, capacitadas para prestar apoio e socorro imediato às comunidades.

Que o Deus da vida cumule de forças e coragem a todos e todas que se dedicam na incansável missão evangelizadora e na defesa da vida de forma incondicional.

Brasília-DF, 09 de Junho de 2017.

Com informações da Cáritas Brasileiras

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2021› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This