Disponível texto-base em preparação para a 24ª Romaria da Terra e das Águas

Na edição deste ano, a Romaria acontecerá no dia 10 de setembro no município de Pescaria Brava (SC), na Diocese de Tubarão

Durante a reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP), do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Blumenau (SC), nos dias 9 e 10 de março, foi apresentado e distribuído para todas as Dioceses do estado de Santa Catarina o texto-base em preparação para a 24ª Romaria da Terra e das Águas. Na edição deste ano, a Romaria acontecerá no dia 10 de setembro no município de Pescaria Brava (SC), na Diocese de Tubarão.

De acordo com padre Lino Brunel, coordenador de pastoral da Diocese de Tubarão, trazendo o tema “Mata Atlântica, nossa Casa Comum”, a Romaria da Terra e das Águas será uma oportunidade de reflexão aprofundada sobre este bioma brasileiro e a responsabilidade de todos no cuidado e proteção da criação. ‘Este texto-base vem aprofundar a temática trazendo dados atualizados e reflexões que poderão ajudar a todos dentro do processo de preparação para a Romaria, mas que também tem o intuito de fazer acontecer atos concretos nas bases em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2017’, destacou.

O cartaz

Durante o CRP, padre Lino também apresentou o cartaz oficial da Romaria. A peça procura transmitir a ideia das contradições sociais. De um lado o sistema capitalista, poluidor, destruidor, predador, químico e transgênico, cujo único verde que existe é a cor do dinheiro, que é o que move este sistema. Do outro, o povo organizado, consciente, unido em Romaria, caminhando para um mundo melhor, rumo ao Reino de Deus. A faixa com as cores quentes (vermelho, laranja, amarelo), é a “zona da transição”, cheia de conflitos em todos os sentidos. É o local onde se encontra os agricultores que se arriscam a pôr um pé na agroecologia, mas ainda não conseguem deixar a agricultura convencional de lado. É no campo das ideologias, onde nem sempre é fácil convencer de que sem a utilização do veneno é melhor. É o embate promovido pelas grandes empresas dos químicos, das indústrias, das máquinas.

Como adquirir o texto-base?

O texto-base em preparação a 24ª Romaria da Terra e das Águas está disponível para aquisição em todas as secretarias paroquiais das Dioceses catarinenses. O texto foi dividido em onze capítulos relacionados ao tema da Romaria e à realidade ecológica do estado de Santa Catarina e do Brasil.

Convite

Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, gravou um vídeo explicando a importância do texto-base na preparação para a Romaria e ao mesmo tempo fez um convite a todos os fiéis para a participação deste grande momento para a Igreja Católica no estado de Santa Catarina. Confira:

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This