Conselho Regional de Pastoral se reúne em Blumenau (SC)

Realizada entre os dias 9 e 10 de março em Blumenau (SC), a 1ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2017, contou com a participação de bispos, representantes de todas as Dioceses e articuladores das pastorais presentes no estado de Santa Catarina. Dentre os vários assuntos aprofundados na reunião, uma análise da atual conjuntura política e econômica nacional, o estudo e a construção de contribuições para o texto mártir sobre a ‘Iniciação a Vida Cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo’ e o texto preparatório para o Sínodo dos Bispos que refletirá sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, ganharam destaque.

Dom Rafael Biernaski, bispo da Diocese de Blumenau, deu início as atividades acolhendo a todos os participantes e desejando que este primeiro encontro anual ajude no processo de conversão e acolhida de cada um. Logo após, o bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm, também acolheu os presentes, citando o número 65 do documento 105 da CNBB – Cristãos Leigas e Leigos na Igreja e na sociedade. Em sua fala inicial, dom Salm disse que todo cidadão de boa vontade pode ajudar na construção da cidadania, consciente do seu papel enquanto Igreja, que serve a Igreja, o mundo e a sociedade. ‘Somos Igreja, não fechados, mas sal e fermento para juntos ajudar na construção de um mundo melhor e nos desafios que temos que enfrentar’, completou o bispo.

No primeiro momento formativo da reunião, Luciano Wonfebttel Veras, coordenador do Núcleo Catarinense da Auditoria da Dívida Pública, abordou a temática dívida pública e o ataque aos direitos sociais. Fazendo uma análise de conjuntura, Luciano explicou aos participantes do Conselho Regional de onde vem a dívida pública, a diferenciação entre o orçamento do país e o orçamento doméstico, a problemática criada com o congelamento dos gastos públicos através da aprovação da PEC 55 e as consequências que as reformas da previdência e trabalhistas apresentadas pelo Governo Federal ao Congresso Nacional poderá trazer, principalmente para a população mais pobre do país.

Na parte da tarde os estudos foram direcionados para o texto mártir ‘Iniciação à Vida Cristã: no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo’. Com a apresentação de padre Márcio Martins e do seminarista Edson Debortoli, ambos da Diocese de Caçador (SC), os quatro capítulos ao qual o texto mártir constitui, foram aprofundados. Após o estudo, os participantes foram divididos em grupos no intuito de refletirem melhor sobre os passos dados e as conquistas das Dioceses do Regional Sul 4 no que se refere a Iniciação a Vida Cristã e também uma leitura mais aprofundada para a criação de sugestões para o enriquecimento do texto.

Encerrando o primeiro dia de reunião, os integrantes do Conselho Regional de Pastoral participaram de uma celebração eucarística, presidida por dom Nelson Westrupp, atual administrador apostólico da Diocese de Lages (SC), seguida por alguns informes de atividades que acontecerão no Regional Sul 4 durante o ano.

O segundo dia de encontro começou com uma celebração eucarística presidida pelo bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, OFM. Após a celebração os participantes se dirigiram para o salão principal onde o coordenador de pastoral da Diocese de Tubarão, padre Lino Brunel, falou sobre o processo de organização da 24ª Romaria da Terra e das Águas que acontecerá no município de Pescaria Brava (SC), no dia 10 de setembro. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2017, a Romaria deste ano terá como tema a ‘Mata Atlântica, nossa casa comum’ e lema, ‘Visitas a terra e a regas, enchendo-a com tuas riquezas’ (Sl 65, 10ª). Aproveitando o momento, padre Lino apresentou o texto base que servirá como preparação de todas as Dioceses para uma intensa participação na proposta do evento.

No segundo momento da manhã, dom Odelir, bispo referencial para a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude do Regional Sul 4, juntamente com padre Edivandro Luiz Frare, coordenador da Pastoral Juvenil no Regional, apresentaram uma síntese do texto preparatório para 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro de 2018 e trará como temática ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

De acordo com padre Edivandro, o texto é dividido em três partes trazendo algumas dinâmicas sociais e culturais no mundo e ao mesmo tempo apresenta passos fundamentais para o processo de discernimento vocacional colocando em foco algumas articulações para os encaminhamentos da Pastoral Juvenil. ‘Neste momento preparatório para o sínodo, estamos intensificando a coleta de dados na tentativa de buscar um olhar para os jovens em que a Igreja possa refletir internamente em como tem feito o acompanhamento da juventude no processo de discernimento vocacional e de como pode ouvi-los naquilo que eles têm a ensinar nas novas modalidades de anúncio do Evangelho’, relatou o padre.

Encerrando as atividades e atendendo às propostas da última reunião do Conselho Regional de Pastoral realizada em novembro de 2016 na cidade de Iomerê (SC), nesta primeira reunião de 2017 aconteceu paralelamente um encontro de aprofundamento para um início de articulação da Pastoral Universitária dentro do Regional Sul 4, assim como um estudo para a formação do Conselho Regional do Laicato. Ao final da reunião, os dois grupos partilharam com os conselheiros o que foi trabalhado. Padre Eduardo Rocha, coordenador da Pastoral Universitária da Diocese de Tubarão, ajudou a coordenar o espaço de estudo que segundo ele foi um momento de resgate histórico da pastoral pelo país e reflexão sobre seu papel dentro da comunidade acadêmica. Já o grupo de leigos se reuniu com a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Marilza Schuina, que trabalhou o papel do leigo na Igreja, e como o conselho de leigos pode ajudar a organizar os diversos trabalhos protagonizados pelos leigos.

A próxima reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro na Diocese de Joaçaba.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This