Campanha da Fraternidade 2017 é homenageada em sessão especial na ALESC

A Campanha da Fraternidade 2017 foi tema de uma sessão especial promovida ontem, 06 de março, pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), com a colaboração do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentro da temática discutida pela campanha neste ano, a sessão foi um amplo espaço para reflexão e análise da real situação em que se encontra o cuidado e preservação da criação em terras catarinenses.

A sessão especial em homenagem a Campanha da Fraternidade 2017, foi uma proposição do deputado estadual padre Pedro Baldissera (PT-SC), que em seu discurso, no início da sessão, colocou a importância da Igreja trazer esta discussão para todo o país, mas em especial para o estado de Santa Catarina. ‘Apesar de sermos referência dentre os estados que mais se preserva o bioma Mata Atlântica, ao qual estamos inseridos, também estamos entre os que mais polui e degrada o meio ambiente, com a extração de minerais e a utilização exacerbada de venenos incentivada pelas indústrias de agronegócio’, disse padre Pedro.

Na sessão,  também estiveram presentes  os bispos dom João Francisco Salm, da Diocese de Tubarão, dom Severino Clasen, OFM, da Diocese de Caçador, dom Jacinto Inácio Flach, da Diocese de Criciúma, dom Mário Marquez, OFMCap, da Diocese de Joaçaba, dom Onécimo Alberton, da Diocese de Rio do Sul, dom Rafael Biernaski, da Diocese de Blumenau, dom Wilson Tadeu Jönkk, SCJ, arcebispo de Florianópolis, Dom Odelir José Magri, MCCJ, da Diocese de Chapecó,  dom Nelson Westrupp, SCJ, administrador apostólico da Diocese de Lages e Pe. Adenir José Ronchi, administrador diocesano da Diocese de Joinville.

Dom João Francisco Salm, que também é presidente do Regional Sul 4 da CNBB, foi convidado a compor a mesa, e ao fazer o uso da palavra deixou uma mensagem de esperança e responsabilidade a todo o povo de Santa Catarina
quando se refere ao cuidado com a criação. Segundo dom João Francisco ainda há razões para ter esperança. ‘Cada um deverá fazer sua parte: os Governos, o empresariado, as Igrejas, o mundo da educação, as famílias, o cidadão. Não há tempo a perder!’, destacou o bispo.

Ao encerrar sua fala, dom João Francisco Salm convidou a todos os presentes para uma Audiência Pública que irá acontecer na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina no dia 19 de abril, às 14h. A Audiência será um espaço de debate e reflexão sobre a situação do bioma Mata Atlântica, com profissionais da área, organizações e governo, procurando apontar alternativas concretas de preservação, e controle das ações governamentais.

Dentro da programação da sessão especial, várias organizações públicas e privadas, movimentos e associações foram homenageadas com placas e certificados emitidos pela Assembleia Legislativa no intuito de destacar ações positivas no bom uso e luta pela preservação do meio ambiente. Ainda houve espaço para uma exposição, feita pelo biólogo e professor doutor Ademir Reis, que refletiu sobre algumas atitudes urgentes que precisam ser tomadas na utilização responsável dos recursos naturais do bioma Mata Atlântica no estado de Santa Catarina.

 

Entidades homenageadas

MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS – MAB

MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS

PROJETO REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS – CENTRO DE ESTUDOS E PROMOÇÃO DA AGRICULTURA DE CAMPO – CEPAGRO

COMUNIDADE INDÍGENA MORRO DOS CAVALOS – PALHOÇA

PROJETO SETEMBRO VERDE

CENTRO DE MOTIVAÇÃO ECOLÓGICA E ALTERNATIVAS RURAIS – CEMEAR – RIO DO SUL

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE AQUICULTURA – ACAQ

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST

MOVIMENTO PONTA DO CORAL 100% PÚBLICA

PASTORAL DA SAÚDE REGIONAL SUL 4

MUNICÍPIO DE ORLEANS

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL DE FLORIANÓPOLIS – ACIF

ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES ECOLÓGICOS DAS ENCOSTAS DA SERRA GERAL – AGRECO

PROJETO FARMÁCIA DA NATUREZA ITINERANTE

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This