Pastoral Juvenil elege nova representação e planeja atividades para 2017

O evento contou com a presença de representantes de todas as Dioceses do estado de Santa Catarina, que partilharam experiências das expressões juvenis.

A Pastoral Juvenil em Santa Catarina, em seu terceiro encontro e assembleia, assumiu incentivar a participação dos jovens na Romaria da Terra e da Água, em 2017, como um espaço de comunhão e de aproximação dos jovens das diferentes expressões que atuam na Igreja em Santa Catarina. O III Encontro de Pastoral Juvenil do Regional Sul 4 da CNBB teve lugar em Joinville, 26 e 27 de novembro.

A ideia é que se proponha uma tenda em que as pastorais da juventude, congregações religiosas, movimentos eclesiais e novas comunidades apresentem seu trabalho e carismas com os jovens. A Pastoral Juvenil terá um representante na equipe de coordenação da Romaria do ano que vem. A integração das expressões juvenis entre si e com outras iniciativas da Igreja é demandada pelos jovens. “Todos os participantes relataram sentir a necessidade de conhecer o trabalho de missão em cada expressão, estreitar esses laços e trocar experiências”, disse Maristela Oliveira, representante da Pastoral da Juventude.

Os jovens também escolheram o novo assessor da Comissão de Pastoral Juvenil do Regional Sul 4. Padre Edivandro Luiz Frare, da Diocese de Chapecó sucederá padre William Vianna, da Arquidiocese de Florianópolis. A comissão é, também, composta por dois representantes de cada expressão juvenil.

O bispo referencial para a Juventude, dom Odelir Magri, apresentou a “Evangelii Gaudium”, exortação apostólica sobre o anúncio do Evangelho. Como citou o bispo de Chapecó, na palavras do Papa Francisco, a Igreja “em saída” é uma Igreja com as portas abertas.

Dom Magri citou ainda que, é preciso que todos os cristãos e cristãs se formem continuamente na escuta e vivência da Palavra. “A Igreja não evangeliza, se não se deixa continuamente evangelizar”. De acordo com a exortação, “evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo”, o que implica ver o prolongamento da Encarnação nos irmãos, como diz a bíblia: “sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes” (Mt 25,40).

Padre Vianna, à frente da Comissão de Pastoral Juvenil do Regional Sul 4 nos últimos quatro anos, partilhou com os jovens a caminhada feita no quadriênio, em que destacou a inserção da Pastoral Universitária no processo. “Além de todo o campo de diálogo com os docentes e corpo técnico da universidade, tem como foco principal a evangelização do universitário, que em sua grande maioria são jovens, exigindo essa ligação profunda e qualificada com a Pastoral Juvenil’, completou o padre. Após esse diálogo, os jovens se dividiram em grupos novamente para partilharem atividades missionárias que sua expressão pastoral realiza e os planos para que em conjunto possam realizar em nível regional”, comentou.

Colaborou Franklin Machado pela Pastoral Juvenil.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This